O Clara Arte, ao lado do Instituto Inhotim, foi o único destino da América do Sul na reportagem do The New York Times que colocou o museu brasileiro, localizado em Brumadinho (MG), na 24ª posição da prestigiada lista anual 52 Places to Go in 2026 (52 lugares para conhecer em 2026, em tradução livre).
Na matéria, o jornal americano destaca que “uma das poucas críticas feitas a Inhotim é que um único dia não basta para ver tudo”, ao ressaltar as mais de 500 obras distribuídas em 24 galerias de arquitetura singular, integradas a um vasto jardim botânico. Nesse contexto, o Clara Arte é apontado como a alternativa ideal para uma imersão completa no acervo.
A parceria de sucesso entre o grupo Clara Resorts e o Instituto Inhotim se reflete diretamente nos resultados: em 2025, primeiro ano de operação do hotel, o museu registrou recorde de público, com crescimento de 8,5%, cerca de 28 mil visitantes a mais do que no ano anterior. No mesmo período, o Clara Arte recebeu mais de 31.500 hóspedes, reforçando o impacto positivo de ter uma hospedagem de excelência dentro do museu.
O hotel oferece aos hóspedes acesso privilegiado ao Instituto Inhotim durante toda a estadia, permitindo explorar galerias, obras ao ar livre e jardins botânicos em um ritmo próprio, com momentos de silêncio e contemplação que só essa experiência exclusiva pode proporcionar. Em janeiro, às segundas-feiras, quando o museu permanece fechado ao público, o Clara Arte oferece tours guiados por educadores do Inhotim, explorando galerias emblemáticas como Adriana Varejão, Cildo Meireles, Yayoi Kusama, Lygia Pape e Tunga. Nos demais meses do ano, este tour exclusivo acontece também às terças-feiras.
A citação do The New York Times soma-se a uma série de reconhecimentos internacionais conquistados no primeiro ano de operação. O hotel foi eleito "South America's Leading Family Resort" no World Travel Awards (WTA) 2025, considerado o "Oscar do Turismo", e como "Best New Hotel da América Central e do Sul" no Condé Nast Johansens Awards for Excellence 2026.
“O Clara Arte tem encantado, literalmente, nossos clientes, vindos de todas as partes do Brasil e do mundo. Ver esse sonho se concretizar, celebrar seu primeiro ano de operação e agora receber esse reconhecimento internacional me enche de gratidão. Unir arte contemporânea, natureza e hospitalidade de excelência em uma experiência imersiva única era nosso propósito desde o início. Este reconhecimento internacional reforça que estamos no caminho certo ao oferecer aos nossos hóspedes algo verdadeiramente transformador", afirma Taiza Krueder, CEO do Clara Resorts.
O The New York Times também destaca que o Instituto Inhotim celebra em 2026 seus 20 anos de abertura ao público com uma programação especial de exposições que exploram a identidade afro-amazônica do Brasil. "Obras de Dalton Paula, Davi de Jesus do Nascimento, Paulo Nazareth e de 22 artistas indígenas sul-americanos se somarão ao acervo permanente, que inclui trabalhos de artistas como Yayoi Kusama e Hélio Oiticica", informa a publicação.
O Clara Arte conta com 46 bangalôs integrados à paisagem, todos com varanda com lareira, banheira e Copa Baby, além de piscinas climatizadas, sendo uma coberta, spa, sauna, academia e gastronomia que valoriza ingredientes locais. O hotel está em fase de expansão, com previsão de inauguração de 30 novas acomodações até agosto de 2026, incluindo estrutura esportiva com quadras de beach tênis, tênis, futebol e um novo bar.
Para quem deseja vivenciar a experiência que conquistou o reconhecimento do The New York Times, o Clara Arte oferece descontos progressivos durante janeiro e fevereiro. Até 24 de janeiro, os hóspedes ganham 15% de desconto a partir de três diárias e 20% para estadias de cinco diárias ou mais. De 25 de janeiro a 12 de fevereiro, a campanha "Prolongue suas Férias" oferece 15% de desconto para todas as reservas. As diárias para duas pessoas são a partir de R$ 2.316,23, com pensão completa incluindo café da manhã, almoço, café da tarde e jantar com bebidas não alcoólicas. O parcelamento pode ser feito em até 8x sem juros. Para reservas e informações,, clique aqui.