Offline
MENU
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/892860f7f0e91ad7b45ac5005a07c6d7.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/37c2aeb497872abcdbfc34805200ba28.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/f22f571a9ec7e5fc601178d57b948414.jpg
ZF lança programa para inclusão e desenvolvimento de colaboradores com deficiência auditiva
Iniciativa teve início nas unidades industriais de Araraquara (SP) e São Bernardo do Campo (SP) e deve alcançar 100% dos profissionais com deficiência auditiva da empresa em 2026; programa fortalece a cultura de inclusão, estimula a confiança e impulsiona o desenvolvimento profissional dos participantes
Por Administrador
Publicado em 18/12/2025 12:09
Sustentabilidade
Planda da ZF em São Bernardo do Campo

Comprometida com a construção de um ambiente corporativo mais diverso, inclusivo e acessível, a ZF deu início ao programa PRIME, uma ação inédita voltada exclusivamente ao desenvolvimento profissional de colaboradores com deficiência auditiva. A iniciativa, lançada em maio e inicialmente estruturada na planta de Araraquara (SP), foi posteriormente realizada na planta de São Bernardo do Campo e será expandida para todas as unidades industriais da empresa no País em 2026. Ao longo de 2025, o programa contemplou profissionais com deficiência auditiva que atuam nas plantas da ZF no Brasil, reforçando o compromisso da companhia com a equidade e a inclusão em todas as etapas do desenvolvimento de seus times.
Mais do que uma capacitação, o Prime representa um marco na consolidação de uma cultura organizacional verdadeiramente inclusiva. O programa foi desenhado para remover barreiras de comunicação, criar espaços seguros para aprendizado e fomentar mobilidade interna, autonomia e protagonismo profissional entre os participantes. “O Prime reforça o compromisso da ZF com a equidade e o respeito às diferenças, promovendo um ambiente onde todos possam crescer com dignidade e reconhecimento”, afirma Heloísa Viala, Gerente Sênior de Recursos Humanos.
Para garantir a acessibilidade plena, os treinamentos contam com intérpretes de Libras desde o início até a conclusão de cada etapa, além de materiais adaptados, com recursos visuais, linguagem simplificada e apoio contínuo. Com a ampliação nacional do programa, colaboradores de todas as unidades também estão sendo capacitados em Libras, atuando como intérpretes e multiplicadores dentro das unidades industriais. 
Os conteúdos foram cuidadosamente estruturados de forma estratégica e personalizada, configurando um programa abrangente de reciclagem, cobrindo áreas essenciais da Operação, Recursos Humanos, Qualidade, Segurança e Sustentabilidade.  A programação também incluiu um módulo técnico sobre Metrologia e Interpretação de Desenho, proporcionando aos profissionais o domínio de conhecimentos fundamentais para o dia a dia fabril.
Cada encontro promove um ambiente propício ao aprendizado coletivo, à troca de experiências e ao fortalecimento da atuação em equipe. Durante o processo, os participantes não apenas ampliam seus conhecimentos técnicos, mas também ganham mais autonomia, autoconfiança e integração na rotina corporativa, elementos essenciais para seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Para Heloísa “ao conectar formação técnica com inclusão real, o Prime promove equidade no acesso às oportunidades e no reconhecimento interno. A expectativa da ZF é que o sucesso da iniciativa sirva como modelo para outras ações de diversidade e inclusão dentro da companhia, contribuindo para uma cultura organizacional cada vez mais plural, acessível e humana”, finaliza.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Mais notícias