A Pirelli está confirmada pelo oitavo ano consecutivo entre os líderes globais na luta contra as mudanças climáticas ao ser incluída na lista Climate A 2025 do CDP, organização internacional sem fins lucrativos que reuniu e analisou informações sobre questões de descarbonização de mais de 22.100 empresas.
A classificação “A” na seção Clima, a pontuação máxima possível, foi atribuída à Pirelli com base em sua estratégia de descarbonização, que visa reduzir as emissões ao longo de toda a cadeia de valor por meio da gestão proativa dos riscos e oportunidades associados às mudanças climáticas. Para atingir a meta de Net Zero até 2040 (meta validada pela SBTi), a Pirelli está empregando iniciativas estratégicas que incluem a redução da pegada de carbono ao longo da cadeia de suprimentos, a eletrificação das máquinas em seus processos de produção e o desenvolvimento de produtos inovadores e de alta eficiência energética.
“A confirmação da Pirelli na ‘Lista Climate A’ do CDP é um reconhecimento do nosso compromisso concreto com a luta contra as mudanças climáticas e da capacidade demonstrada pela Pirelli na gestão dos riscos e oportunidades ligados à transição ecológica. O desenvolvimento e a utilização de soluções inovadoras para a mitigação das mudanças climáticas garantem uma melhoria contínua dos processos e produtos e contribuem para a realização da nossa meta de Net Zero até 2040”, comentou Giovanni Tronchetti Provera, vice-presidente executivo de Sustentabilidade, Nova Mobilidade e Motorsport da Pirelli.
O CDP – cujo objetivo é ajudar empresas e governos a reduzirem suas emissões de gases de efeito estufa, proteger recursos hídricos e florestas – coleta dados relacionados a impactos ambientais, riscos e oportunidades para uma avaliação independente com relação à metodologia com a qual a pontuação é calculada. A pedido de 640 investidores, com ativos que somam mais de 127 trilhões de dólares, esses dados, em 2025, foram comunicados por meio da plataforma do CDP pelas empresas envolvidas.