A Bravo Serviços Logísticos, referência no atendimento logístico de armazenamento e distribuição de insumos para o mercado agrícola, inaugura seu ponto de abastecimento de biometano em Paulínia-SP. A iniciativa representa um investimento de R$ 29 milhões (4 milhões referentes ao ponto e 25 milhões em veículos) e marca um grande passo na estratégia de descarbonização da companhia, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.
Localizado na principal base operacional da Bravo, o ponto servirá para abastecer uma frota de 23 carretas fabricadas pela Scania (13 modelos G410 e 10 modelos G460), dedicadas a operações de transferência e distribuição de produtos. A escolha pela região se deve à força da cidade, que está estrategicamente situada a 200 km do Porto de Santos e contempla um dos principais parques industriais do Brasil de grandes indústrias de químicos e bioquímicos.
“A Bravo optou por ter seu próprio ponto de biometano como parte de uma estratégia abrangente para reduzir suas emissões de CO2, se posicionar como uma empresa protagonista em sustentabilidade no setor e atender todos os clientes de seu portfólio. A decisão foi resultado de uma análise criteriosa das opções disponíveis e de um entendimento das necessidades do mercado e das metas da companhia”, explica Marcos Azevedo, head de Sustentabilidade da Bravo.
Inicialmente, a Bravo operou com alguns caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) para entender o funcionamento dessa tecnologia e ganhar experiência com os veículos. Após essa fase de testes, a empresa decidiu aumentar sua frota de caminhões a gás e buscar uma alternativa ainda mais sustentável, identificando o biometano como uma solução viável, dado que outros biocombustíveis não estão tão disponíveis atualmente.
Segundo Azevedo, o mercado de biometano está aquecendo, com outras empresas começando a explorar essa opção, considerada uma excelente alternativa para frotas pesadas. “A Bravo enxerga o projeto como uma oportunidade, em um contexto de preocupação com mudanças climáticas e aumento da demanda por soluções de baixo carbono. Além disso, reconhece a pressão regulatória, sua responsabilidade socioambiental e os benefícios econômicos a longo prazo associados a essa jornada”, complementa. O head ainda reforça que, por ano, a empresa poderá reduzir até 800 toneladas de emissões de carbono por ano com a iniciativa.
O ponto de abastecimento receberá o combustível de uma usina de biometano do setor sucroenergético de São Paulo em carretas feixe, que atuam como reservatórios móveis, sendo substituídas conforme a demanda. Essa solução garante o fornecimento contínuo de biometano e otimiza a logística de abastecimento. A Bravo também conta com o suporte da Necta para implantação dos corredores de abastecimento, já que a concessionária possui uma rede de postos de GNV e vem trabalhando para conectar usinas de biometano à sua rede de distribuição de gás. Com a regularização dos CGOB’s (Certificados Garantia de Origem do Biometano), estabelecidos pelo Decreto nº 12.614/2025, espera-se que essas rotas possam se tornar corredores totalmente verdes.
Rotas
Transferência
As rotas de transferência iniciais da Bravo com caminhões a biometano são focadas nas regiões de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, com planos de expansão para outras localidades à medida que a empresa desenvolve sua infraestrutura de abastecimento e a autonomia dos caminhões. São elas:
- Paulínia/SP – Interior SP: cidades adjacentes em rotas dedicadas entre os centros logísticos da Bravo e as indústrias, de abastecimento de matérias-primas e retirada de produtos acabados.
- Paulínia/SP – Uberaba/MG: os caminhões sairão de Paulínia em direção a Uberaba. No entanto, devido à distância, será necessário complementar o abastecimento com GNV, no meio do caminho, provavelmente em Ribeirão Preto/SP, já que a autonomia do biometano não permite ir e voltar sem reabastecer.
- Paulínia/SP – Ibiporã/PR: outra rota planejada é entre Paulínia e Ibiporã com complemento de GNV em Ourinhos/SP e abastecimento com biometano em Londrina/PR, disponível em posto local.
Distribuição
Já as rotas de distribuição de produtos acabados saem de Paulínia para o mercado do interior de São Paulo.
Jornada de descarbonização
A estratégia de descarbonização da Bravo se baseia em três pilares: malha logística – construção de centros de distribuição estrategicamente localizados para otimizar o transporte, utilizando caminhões menores para rotas mais curtas; multimodalidade – priorização do transporte ferroviário para longas distâncias; e transição energética – busca por fontes de energia mais limpas para sua frota, considerando alternativas como elétrico, biocombustíveis e gás.