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Verdera e CBL inauguram unidade de tratamento de pneus inservíveis em Cuiabá (MT)
Nova operação traz uma solução para destinação de pneus na capital do Mato Grosso, fortalecendo economia circular, sustentabilidade e logística reversa na região Centro-Oeste
Por Administrador
Publicado em 04/09/2025 12:12
Sustentabilidade
Processo de transformação de pneus inservíveis, solução que reforça a economia circular e a logística reversa no Mato Grosso - Globalvant - Divulgação

A Verdera, unidade de gestão e destinação sustentável de resíduos da Votorantim Cimentos, e a CBL Comércio e Reciclagem de Borrachas inauguram no dia 03 de setembro uma planta dedicada à trituração de pneus inservíveis em Cuiabá (MT). Com capacidade para processar até 1,5 mil toneladas de pneus por mês, a unidade transforma pneus que não podem mais ser utilizados em combustível alternativo para a indústria cimenteira, promovendo a economia circular e a sustentabilidade na região Centro-Oeste. 
A solução implementada no estado do Mato Grosso por Verdera e CBL visa minimizar os problemas gerados pelo descarte inadequado de pneus, que levam 600 anos para se decompor e podem servir de criadouro para vetores de doenças como dengue, zika e chikungunya. Os pneus inservíveis de carros, motos, caminhões e ônibus são recolhidos em ecopontos em Cuiabá e levados para a unidade, onde são triturados e transformados em chips de borracha. Em seguida, esses chips são destinados na  fábrica da Votorantim Cimentos em Cuiabá, substituindo o coque de petróleo e reduzindo as emissões de CO2.  
Essa tecnologia de destinação de resíduos é chamada de coprocessamento e foi trazida de forma pioneira pela Votorantim Cimentos para o Brasil em 1991. Em 2019, a Verdera passou a atuar na cadeia de soluções ambientais dando um novo valor para os resíduos por meio do coprocessamento. O coprocessamento é uma tecnologia utilizada mundialmente como destinação adequada e ambientalmente correta para eliminação de diferentes tipos de resíduos.  
A escolha do município de Cuiabá para construção da planta de trituração de pneus foi estratégica porque une a proximidade da destinação final a uma alta geração de pneus inservíveis. Segundo dados dos Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) de 2024, o estado do Mato Grosso possui uma frota de cerca de 2,8 milhões de veículos. “A tecnologia de coprocessamento se consolida como uma aliada estratégica da indústria e das revendas de pneus ao viabilizar soluções em escala para a destinação ambientalmente correta dos inservíveis. É uma parceria que transforma custo ambiental em solução sustentável”, afirma Eduardo Porciuncula, gerente-geral da Verdera. 
A planta de trituração de pneus inservíveis da Verdera e da CBL possui 1,2 mil metros quadrados e será a primeira no Brasil a se dedicar exclusivamente à produção do chip de 45 mm, menor que o chip convencional de 70 mm. A menor dimensão reduz o aço e aumenta o poder calorífico na produção industrial, permitindo maior substituição do coque de petróleo e redução das emissões de carbono. “Ao dedicar uma linha exclusiva para o chip 45, mostramos que a borracha descartada pode regressar à indústria não como passivo, mas como insumo premium, rastreável e alinhado às metas climáticas. A unidade amplia nossa capacidade de coleta de pneus, reduz a distância até a destinação e oferece um combustível pronto para uso, fortalecendo toda a cadeia de logística reversa”, diz Renata Murad, diretora de gestão e negócios da CBL.   
A operação da planta de trituração de pneus inservíveis da Verdera e da CBL está alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos e as regulamentações sobre logística reversa de pneus, conforme estabelecido pela Resolução Conama nº 416/2009 e pela Normativa Ibama nº 1/2010. Essas normas proíbem o descarte de pneus em aterros e exigem que para cada pneu novo comercializado para reposição seja garantida a destinação ambientalmente adequada de um pneu inservível. Considerando o desgaste médio de 30%, a meta é de 0,7 tonelada de pneus descartados para cada tonelada comercializada. 
A implantação da unidade foi viabilizada em modelo de coinvestimento. A Verdera disponibilizou o terreno e toda a infraestrutura do galpão, enquanto a CBL ficou responsável pela aquisição e instalação dos equipamentos além da coleta de pneus e operação da planta de trituração. A Verdera é líder nacional em coprocessamento e a CBL é líder nacional na destinação ambientalmente adequada de pneus inservíveis e resíduos de borracha. O processo assegura rastreabilidade total e eficiência logística. A nova planta de trituração de pneus inservíveis integra o plano de investimentos de R$ 330 milhões anunciado recentemente pela Votorantim Cimentos para o estado do Mato Grosso. Durante as obras, foram gerados mais de 60 empregos diretos e indiretos. A operação contará com 12 postos de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento local.  
Na cerimônia de inauguração desta manhã (3), falaram Caio Marchi, diretor industrial da CBL, Eduardo Porciúncula, gerente-geral da Verdera, Marco Aurélio Ferreira, diretor de Operações Centro-Oeste da Votorantim Cimentos, e Lucas Di Mário Alves, diretor de Adjacências da Votorantim Cimentos.

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