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Azul, laranja ou verde: entenda o que significa a cor do fluído de arrefecimento e conheça o produto que pode ser utilizado para completar
Especialista da marca Tirreno explica quais as diferenças demarcadas pelas cores das soluções
Por Administrador
Publicado em 28/05/2025 12:00
Manutenção preventiva
Especialista da marca Tirreno explica quais as diferenças demarcadas pelas cores das soluções - Divulgação Tirreno

Você já abriu o reservatório de expansão do radiador do seu carro e percebeu que o líquido lá dentro era rosa, azul, verde ou até laranja? Embora pareça apenas uma questão estética, a cor do fluido de arrefecimento tem uma função muito importante.
Segundo Jefter Oliveira, especialista em Fluido Automotivo da Tirreno, marca de soluções químicas com tecnologia própria e original, as cores dos aditivos ajudam na identificação de possíveis vazamentos no sistema de arrefecimento. Isso porque, quando há um vazamento, o líquido deixa manchas coloridas nos locais afetados, facilitando a detecção do problema pelo reparador.
Além disso, no caso dos aditivos da Tirreno, a cor também serve para diferenciar a composição química e a tecnologia do produto. Cada cor representa uma formulação específica, o que ajuda a escolher o aditivo mais adequado para cada tipo de veículo.
“Nem sempre as cores seguem um padrão universal entre as marcas. Por isso, é fundamental consultar o manual do veículo e verificar as especificações do fabricante antes de escolher ou completar o fluido de arrefecimento. Usar o aditivo incorreto pode comprometer a proteção contra corrosão, a transferência de calor e até a durabilidade do motor”, explica Oliveira.

O que significa cada cor
Seguindo os padrões dos aditivos Tirreno, o fluido verde (IT-C) representa o aditivo de tecnologia inorgânica, mais comum em veículos clássicos e na linha diesel. Ele oferece proteção anticorrosiva, mas, por característica da composição dos sais inorgânicos, possui um período de troca menor quando comparado às demais tecnologias disponíveis no mercado — normalmente a cada 36 meses ou 80.000 km (para a linha leve), 160.000 km (para a linha diesel) e 6.000 horas para equipamentos off-road.
Já o fluido laranja ou avermelhado (OT-C) representa o aditivo de tecnologia orgânica, utilizado em veículos com formação do bloco do motor feito à base de alumínio. Eles fornecem maior durabilidade e são comumente conhecidos como “aditivos long life”, por oferecer maior tempo de proteção — normalmente a cada 60 meses ou 240.000 km (para a linha leve), 480.000 km (para a linha diesel) e 8.000 horas para equipamentos off-road.
Os aditivos de coloração rosa (HT-E) ou azul-esverdeado (HT-A) indicam aditivos de tecnologia híbrida, seguindo os mais altos padrões de exigência das montadoras europeias (tecnologia Si-OAT) e asiáticas (tecnologia P-OAT), reunindo o que há de melhor na tecnologia inorgânica e orgânica para a formulação de aditivos específicos, capazes de atender aos principais requisitos das montadoras. Ambos seguem a mesma indicação de troca dos aditivos orgânicos: a cada 60 meses ou 240.000 km (para a linha leve), 480.000 km (para a linha diesel) e 8.000 horas para equipamentos off-road.
“Apesar da coloração indicar o tipo de tecnologia, a recomendação unânime é que nunca se misture produtos diferentes, pois isso pode gerar reações químicas indesejadas, reduzindo a eficiência do sistema e colocando o motor em risco”, destaca Jefter.

Pode completar com qualquer fluído?
A recomendação é sempre realizar a troca completa do fluido do sistema de arrefecimento, pois completar utilizando produtos com tecnologias e composições diferentes pode gerar incompatibilidades e comprometer o funcionamento adequado do sistema. Essa prática incorreta pode provocar sérios problemas, como o entupimento das galerias do motor, a formação de sais e depósitos, além de afetar diretamente o controle térmico, colocando em risco a durabilidade e o desempenho do motor.
Pensando nisso, a Tirreno, marca da multinacional brasileira Moove, reconhecida por sua excelência em produtos automotivos, desenvolveu o Tirreno Global Invisible, um fluido com tecnologia orgânica, desenvolvido especificamente para completar sistemas de arrefecimento que apresentem redução de volume no reservatório. Este produto foi formulado para ser totalmente compatível com todos os tipos de fluido de arrefecimento disponíveis no mercado, independentemente da coloração, seja rosa, verde, azul, laranja ou vermelho, e é adequado para qualquer sistema de arrefecimento automotivo.
De acordo com Jefter Oliveira, o Global Invisible é elaborado com inibidores de corrosão de longa duração e não contém nitritos, fosfatos, silicatos nem aminas, proporcionando uma aplicação segura que preserva as características originais do fluido já presente no sistema. Isso é essencial para evitar os danos causados por misturas inadequadas e, principalmente, pela diluição excessiva que pode comprometer a proteção, a eficiência e a durabilidade do sistema.
Dessa forma, o Tirreno Global Invisible oferece uma solução prática, segura e eficaz para manutenções corretivas simples, garantindo a continuidade da proteção e do controle térmico do motor, sem os riscos associados às misturas convencionais de aditivos diferentes. Lembrando que esse produto pode ser utilizado para realizar a troca completa, pois a sua formulação está preparada para essa função, sendo um produto pronto para uso de tecnologia orgânica.

Cuidados importantes na hora da manutenção  
A recomendação é verificar regularmente o nível do fluído de arrefecimento — especialmente antes de viagens longas ou em dias mais quentes. Se houver necessidade de completar, utilize um produto de confiança, como o Global Invisible, e evite usar apenas água, o que pode comprometer a proteção contra ferrugem, fervura e congelamento.

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