Offline
Publicidade
Publicidade
Nissan vai comercializar serviços de mobilidade de condução autônoma no Japão até 2027
01/03/2024 07:11 em Mobilidade

A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou seu cronograma para comercializar, no Japão, serviços de mobilidade de condução autônoma*1 desenvolvidos internamente.

Este é um passo significativo no plano "Nissan Ambition 2030", a visão de longo prazo da empresa para empoderar a mobilidade apresentando soluções para os problemas de transporte. As comunidades no Japão têm enfrentado vários desafios relacionados à mobilidade, entre eles, a falta de motoristas, que é resultado do envelhecimento da população. A condução autônoma fará parte da uma ampla gama de novos serviços que a Nissan vai comercializar para contribuir com a liberdade de circulação.

Desde 2017, a Nissan testa modelos de negócios para serviços de mobilidade no Japão e em outros países. Entre as áreas incluídas nos testes estão o distrito financeiro de Minato Mirai, em Yokohama, e a cidade de Namie, na Prefeitura de Fukushima, onde um serviço de mobilidade tripulado chamado de Namie Smart Mobility está em funcionamento desde 2021. Fora do Japão, a Nissan está testando a mobilidade com condução autônoma em Londres e em outras áreas com o apoio do governo do Reino Unido.

Por meio dos conhecimentos adquiridos nos testes, a Nissan planeja iniciar a comercialização de serviços de mobilidade com condução autônoma a partir do ano-fiscal de 2027*2, trabalhando com parceiros de negócios como operadores de transporte e governos locais. A Nissan vai iniciar os testes no distrito financeiro de Minato Mirai no ano-fiscal de 2024, devendo ser ampliados no ano-fiscal seguinte. Durante os testes, o nível de condução autônoma será aumentado gradativamente em linha com a aceitação do público, com o objetivo de comercializar serviços sem motorista.

Cronograma geral

 

Esta ação será organizada em estreita parceria com vários ministérios do Japão, incluindo da Economia, Comércio e Indústria, bem como do Território, Infraestrutura, Transporte e Turismo. Os ministérios também promoverão ações para desenvolver novos serviços de mobilidade autônoma por meio de seu Comitê de Aceleração da Mobilidade de Nível 4.

*1 Equivalente ao Nível 4 SAE

*2 Para a Nissan Motor Co., Ltd., os anos fiscais começam em 1º de abril e terminam em 31 de março.

Imagem: Divulgação Nissan

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!