Offline
Publicidade
Publicidade
Veículos elétricos se tornam alternativa sustentável em um verão com temperaturas altas
09/02/2024 09:49 em Ambiente

Desde o início do verão, o Brasil tem registrado recordes de calor, que retomam a discussão sobre a situação climática do planeta. A urgência por medidas sustentáveis tem tornado bikes e motos elétricas uma febre, já que esses veículos conseguem misturar mobilidade e economia. A cidade de Niterói, conhecida por ser uma das maiores em construção de ciclovias no estado, já tomou medidas para reduzir o impacto do trânsito no meio-ambiente. A prefeitura anunciou a adoção de 150 veículos elétricos em sua frota oficial e a confecção da cartilha oficial do município sobre veículos elétricos. Com baterias de lítio usadas em veículos totalmente elétricos que podem chegar até 80km por hora, a substituição do combustível fóssil pelos motores elétricos na mobilidade urbana faz este novo estilo de vida ser mais sustentável e até 90% mais econômico que os tradicionais.
O especialista no assunto, Igor Bastos, que é sócio-diretor da Ventane Motors revelou que a empresa foi convidada para ajudar na confecção da cartilha oficial sobre veículos elétricos de Niterói. Além disso, a marca já tinha desde abril do ano passado o Selo Niterói Amigo da Bicicleta, criado pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta. O empresário explicou que o novo modelo de mercado em mobilidade urbana fala diretamente com a economia azul, a agenda climática e a cultura ESG (Environmental, Social and Governance), que na tradução refere-se a Ambiental, Social e Governança.
Com a onda de calor que vem assolando todo o país, a Ventane lançou uma nova forma de produção de energia renovável utilizando de um recurso muito conhecido na natureza: as algas marinhas. A empresa adquiriu 10 créditos de carbono azul capturadas por macroalgas marinhas da espécie kappaphycus alvarezii, que são uma das principais fontes de neutralização do carbono.
“Tivemos o cuidado de contratar uma empresa especializada em negócios sustentáveis, para fazer o levantamento da nossa pegada de CO2, e após calcular a emissão estimada para toda a nossa operação em 2023, uma segunda empresa parceira após a certificação, cuida do manejo através da secagem e micronização da biomassa destinando o material reduzido para parceiros da agricultura”, explicou o empresário.
A alta demanda pelos produtos também movimentou o crescimento nas empresas do segmento. Com uma sede na Região Oceânica e em Botafogo, Zona Sul do Rio de janeiro, a Ventane Motors agora se prepara para abrir mais uma unidade em Icaraí, no próximo mês.

Imagem: Ao propor mobilidade e economia, esses modelos viraram os queridinhos para gente de todas as idades - Reprodução

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!