Offline
MENU
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/892860f7f0e91ad7b45ac5005a07c6d7.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/37c2aeb497872abcdbfc34805200ba28.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/f22f571a9ec7e5fc601178d57b948414.jpg
Fiat apresenta Dolce Camper, o carro-conceito que antecipa o futuro do design no Salão do Automóvel de São Paulo
Por Administrador
Publicado em 21/11/2025 12:09
Mercado
Divulgação Stellantis

Líder do mercado brasileiro há cinco anos consecutivos, a marca Fiat está presente no Salão do Automóvel de São Paulo. Em uma área de 500m², o público poderá conhecer as inovações da marca e participar de experiências imersivas com os produtos da Fiat. 
O grande destaque da marca nesta edição do Salão do Automóvel é o Fiat Concept Dolce Camper, um novo carro-conceito inovador que traduz a visão da marca para o futuro do design e da mobilidade. Icônico, disruptivo e conectado com o espírito do tempo, o Camper combina um design arrojado com linhas limpas, e chama a atenção por sua volumetria. Com elementos marcantes, esse carro-conceito é um aventureiro nato e desenvolvido para explorar novos territórios. Com cores e texturas inspiradas no Cerrado, o Dolce Camper conecta perfeitamente a inovação com a natureza. 
Entre as atrações, também se destaca o Abarth 600e Scorpionissima, o modelo mais potente da marca que entrega 280 cv e 345 Nm de torque. Desenvolvido pela Stellantis Motorsport e testado em bancos da Fórmula E, o carro combina eletrificação e performance, alcançando 0 a 100 km/h em apenas 5,85 segundos. Seu design mistura elementos clássicos da Abarth, como o 850 TC, com referências do universo gamer, destacando-se pela cor exclusiva Hypnotic Purple, que reforça sua identidade ousada e moderna. 
Outra atração é o Fastback Abarth 2026, o SUV Coupé esportivo que apresenta um visual renovado, com grade redesenhada, para-choque robusto e interior sofisticado, com bancos redesenhados com o nome Abarth bordado junto a um desenho do escorpião e costuras vermelhas. Os visitantes também poderão sentir o ronco do motor que faz parte do DNA Abarth por meio de fone de ouvido disponível no totem ao lado do carro. Além disso, a Fiat traz o Pulse Abarth Edição Especial Stranger Things, e um buzzmodel inédito, desenvolvido especialmente para o Salão, que proporciona uma vivência imersiva inspirada na série. 
O estande da Fiat também celebra o sucesso de suas picapes — Strada, Toro e Titano —, reforçando sua liderança nesse segmento no Brasil ao apresentar dois buzzmodel: a Strada Pipeline e a Titano Black by Mopar. O espaço também conta com demonstrações interativas de capacidade de carga, lojas oficiais Fiatwear e Abarthwear, ativações com inteligência artificial e um painel de LED com a contagem regressiva para o aniversário de 50 anos da Fiat do Brasil. Para completar a experiência, o público pode realizar test drives em modelos como a Titano Ranch e as versões Abarth dos SUVs Pulse e Fastback. 

Fiat Concept Dolce Camper  
Já é tradição da Fiat apresentar no Salão do Automóvel de São Paulo carros-conceito que trazem o olhar da marca para o futuro. Isso já acontece desde 2006, com a apresentação do FCC Adventure, passando pelo FCC 2 e pelo disruptivo Fiat Mio, até chegar no FCC 4, conceito que daria origem a consagrada Toro e, mais recentemente, o Fastback Concept, apresentado na última edição do Salão de São Paulo em 2018, que apresentou e deu origem ao conhecido SUV Coupé da marca. Neste ano, não poderia ser diferente, o grande destaque da Fiat para o Salão de São Paulo é mais uma vez um carro-conceito, desta vez com o Dolce Camper, um carro que apresenta uma nova era do design da Fiat, com linhas mais limpas e geométricas, que ao mesmo tempo consegue ser disruptiva e icônica, conectada com o espírito do tempo. 
O novo Dolce Camper traz como filosofia, a funcionalidade sem nunca sacrificar a diversão. O modelo chama a atenção por sua corajosa volumetria, com um suporte para bagageiro que começa antes do para-brisa e continua por todo o teto, até a traseira do veículo.   
Além das proporções arrojadas, um dos elementos de inspiração é a linguagem digital, com Pixel Design, o carro traz muito bem demarcado o território moderno da nova assinatura do design da marca. A tradição também está presente nesse conceito, os designers da Fiat buscaram inspiração em um dos maiores símbolos da indústria automotiva, a icônica fábrica de Lingotto, em Turim, famosa por sua pista de testes no topo do edifício. Elementos marcantes dessa fábrica influenciaram a criação da nova linguagem de design, como o formato oval da pista, que aparece em diversos detalhes do carro, como no painel e nos bancos. 
As cores e texturas trazem como inspiração o bioma brasileiro. A cor predominante do carro, foi inspirada no Cerrado, e elementos como a aroeira, o buriti e o café foram utilizados na composição da paleta do carro exposto no Salão, fazendo a conexão com o Brasil, que sempre é inspiração para Fiat. 
Idealizado em uma plataforma multi-energy, o Dolce Camper pode ser equipado com motores elétricos, híbridos e a combustão interna. Além disso, o conceito do carro é caracterizado pelo uso eficiente do espaço e materiais sustentáveis e personalidades marcantes. 
O Dolce Camper, por natureza, é um aventureiro nato, com um apelo familiar e a missão de explorar novos territórios, um conceito moderno de veículo multifuncional definitivo, uma espécie de manifesto, cujas características visam reconectar as pessoas umas às outras e elas com a natureza, evocando a versatilidade de um carro construído para a cidade com as características de um SUV e a alma de um amigo de confiança. 

Buzzmodel Pulse Abarth Edição Especial Stranger Things 
O Salão do Automóvel também recebe um dos projetos mais ousados e imersivos já apresentados pela Fiat: um buzzmodel inédito do Pulse Abarth Stranger Things, que une a esportividade da marca Abarth com o universo sombrio e misterioso da série da Netflix.  
Para transmitir ainda mais a sensação de um carro “envenenado”, o modelo recebeu um aerofólio para deixá-lo ainda mais imponente e saída dupla de escapamento, posicionada uma em cada lado do veículo. As rodas ganharam novas dimensões, deixando o modelo ainda mais robusto, enquanto as novas saídas de ar do capô, saias frontal e laterais dão um toque a mais de personalidade ao carro. Um brake light instalado na altura do para-choque e um badge com os tentáculos do Demogorgon completam o visual arrojado do buzzmodel. 
No interior, a atmosfera do "mundo invertido” se faz presente em cada detalhe. Os bancos esportivos ganharam ombros mais largos e exibem desenhos de tentáculos em iluminação, que também se estendem ao painel de porta. As marcas das garras do Demogorgon foram incorporadas ao design dos assentos, reforçando a exclusividade do projeto. No teto, o alfabeto serigrafado com luzes remete a uma das cenas mais icônicas da série, proporcionando uma experiência imersiva e sensorial para quem entra no veículo. 
Em um cenário Instagramável, os visitantes também poderão participar de uma ação imersiva que “leva” ao mundo invertido. Ao entrarem no carro, os participantes precisarão se concentrar até o veículo começar a se mover magicamente sobre o portal, dando a sensação de entrada no “mundo invertido”. Juntos, os visitantes terão que lutar para voltar ao mundo real. Para encerrar a experiência com chave de ouro, os participantes poderão registrar o momento tirando uma foto com o Demogorgon. 
Além do buzzmodel disponível no Salão do Automóvel, a Fiat lançou recentemente uma edição especial do Pulse Abarth Stranger Things em alusão à quinta e última temporada da série. As 511 unidades - referência ao número do protagonista Eleven - disponíveis do Pulse Abarth Edição Especial Stranger Things estão disponíveis para compra em todas as concessionárias Fiat do país.  

Abarth 600e Scorpionissima 
Os visitantes do Salão do Automóvel de São Paulo poderão conhecer de perto um modelo que é um ícone da marca do escorpião. Desenvolvido pela Stellantis Motorsport e testado em banco de provas da Fórmula E, o Abarth 600e Scorpionissima é o modelo mais potente da marca, com 280 cv potência e 345 Nm de torque. Com um motor elétrico de 207 kW que combina desempenho esportivo com eletrificação, o modelo é capaz de fazer 0 a 100 km/h em apenas 5,85 segundos.    
Esportivo e versátil, o Abarth 600e foi projetado para encarar qualquer desafio entregando o máximo de potência. O modelo conta com avançados sistemas de assistência à condução, como o controle de cruzeiro adaptativo, que ajusta automaticamente a velocidade conforme o tráfego, e a frenagem autônoma de emergência, que atua na prevenção de colisões e outros incidentes. Recursos como o detector de fadiga do motorista e o alerta de mudança involuntária de faixa ampliam ainda mais a segurança.  
O 600e Scorpionissima também apresenta um design marcante que combina referências de modelos clássicos com influências do universo gamer. As formas quadradas do radiador remetem ao icônico Abarth 850 TC, enquanto as linhas angulares e inclinadas evocam elementos típicos do mundo digital. A pintura exclusiva na cor Hypnotic Purple reforça essa identidade ousada, transmitindo a intensidade e o efeito hipnótico característico da picada de um escorpião. 

Outras ativações 
As novidades da Fiat para os fãs da marca do escorpião continuam com a exposição do Fastback Abarth 2026. Primeiro SUV Coupé da Fiat, o Fastback une o que há de melhor em design, performance, espaço, tecnologia e segurança.  Já a versão a versão Abarth, entrega ainda mais desempenho e potência para os apaixonados por modelos esportivos ao ser equipado com motor T270 que entrega potência de 185 cv e torque de 270 Nm. Para tornar a experiência ainda mais completa, os visitantes da feira poderão sentir o ronco do motor que faz parte do DNA Abarth por meio de fone de ouvido disponível no totem interativo ao lado do carro. O espaço também contará com a exposição do Fastback Hybrid.  
Quando o assunto é picapes, a Fiat não pode ficar de fora. Com mais de 162.000 unidades comercializadas de janeiro a outubro de 2025, a Fiat é a marca que mais vende picapes no país. Neste ano, o estande terá um espaço dedicado para a exposição da Strada - modelo que caiu no gosto dos brasileiros e que caminha para ser o veículo mais vendido do Brasil pelo quinto ano consecutivo -, Toro, líder de seu segmento e Nova Titano.  
Para o Salão do Automóvel, o carro mais vendido do Brasil, a Strada, ganhou um buzzmodel desenvolvido em parceria com a Mopar. As marcas uniram forças e apresentam a Strada Pipeline, que traz elementos para os apaixonados pelo mar e esportes. Além de uma plotagem especial, o buzzmodel conta com acessórios como pedaleira esportiva, capota marítima all black, caixa de caçamba, entre outros. A Titano Black by Mopar também está de volta para o evento, trazendo todo o poder do conceito off road que conta com suspensão elevada, novos pneus, além de barras transversais e luzes de LED off-road no teto. 
Quem passar pelo estande também poderá testar a capacidade de carga da Titano de forma lúdica e divertida. Os visitantes poderão visualizar diferentes tipos de carga à medida que andam ao redor da picape, como peças de lego, sacas de café, entre outras.  
Durante todos os dias de evento, a Fiat disponibilizará três modelos para test drive: o Pulse e Fastback Abarth, além da Titano Ranch - versão que é topo de gama. Durante 10 minutos, os visitantes poderão testar os recursos oferecidos em cada modelo como aceleração, frenagem autônoma, park assist, piloto automático, estabilidade, controle e inovações de assistência ao motorista. Eles também poderão fazer exercícios de slalom (zigue-zague), arrancada, iron track nas versões 4x2 e 4x4, e de tecnologias. 
No estande, a marca promoverá uma ativação com uso de inteligência artificial. Em um painel chroma key, os visitantes poderão interagir com a câmera e, depois, adicionar efeitos especiais e trilha sonora no vídeo. 
O estande da Fiat também contará com um lounge e lojas da Fiatwear e Abarthwear, onde os apaixonados pela marca poderão adquirir produtos licenciados. Um LED mostrará a regressiva para a data de aniversário de 50 anos da Fiat do Brasil, que acontecerá no ano que vem, também estará exposto no local. 
O Salão do Automóvel de São Paulo acontece entre os dias 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi (SP). 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!