As vendas de automóveis zero km no mercado brasileiro em setembro tiveram, em média, descontos de 7,2% no valor de compra dos veículos, em comparação com o preço sugerido pelas fabricantes. É o que revelou o PVZ - Estudo de Preços de Veículos Zero Km, feito pela MegaDealer com dados da Auto Avaliar. Durante o período, o ticket médio dos veículos vendidos ficou em R$157.094, contra o preço médio de R$169.192 sugerido pelas montadoras. Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer, destaca que o comportamento do mercado de veículos zero km apresentou mudanças importantes em setembro.
“Um novo cenário está sendo desenhado, quando comparamos ao período anterior à redução do IPI (iniciada em julho). Prova disso são as alterações sensíveis dos principais indicadores chave do negócio (KPI’s) de preços em relação ao mês anterior. Com maior demanda e competitividade, o giro de estoque de veículos novos reduziu-se de 36 dias, em agosto, para 34 dias em setembro”, afirma.
Por categoria, o Estudo mostrou que as pick-ups alcançaram o maior patamar de descontos, com preços médios de vendas 11,9% mais baratos do que o sugerido pelas montadoras.
Ainda segundo o PVZ, os estados da região Sudeste (RJ/MG/ES) foram, novamente, aqueles onde os maiores descontos estão sendo praticados (7,7%), seguidos por São Paulo que, analisado individualmente, apresentou um desconto médio de 7,4%, uma leve queda em relação ao mês anterior. A menor taxa foi observada no Centro-Oeste, com os veículos tendo, em média, descontos de 6,4%. Enquanto o Sul, Norte e Nordeste tiveram médias de descontos de 7,1%, 6,8% e 6,8%, respectivamente.
Em setembro, a ferramenta pioneira analisou indicadores-chave de performance coletados a partir de dados de mais 60 mil operações de vendas realizadas no período. Considerando todo o ano de 2025, até o momento, o PVZ já reúne dados de cerca de 500 mil operações de vendas de veículos Zero KM, gerando insights valiosos sobre precificação e descontos praticados pelas concessionárias, nos vários segmentos, cores, modelos e, principalmente, os respectivos descontos sobre o preço sugerido pelo fabricante (MSRP).
A parceria com a Auto Avaliar, plataforma líder no segmento B2B conectada em mais de 4 mil concessionárias, viabiliza o acesso ”in loco” aos preços praticados ao consumidor final.