Offline
MENU
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/892860f7f0e91ad7b45ac5005a07c6d7.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/37c2aeb497872abcdbfc34805200ba28.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/f22f571a9ec7e5fc601178d57b948414.jpg
Ausência de pontos de recarga é o maior obstáculo para veículos eletrificados no Brasil, revela pesquisa
Falta de segurança na tecnologia deixou de ser o motivo mais mencionado, segundo levantamento do Webmotors Autoinsights para compreender o perfil do público interessado por veículos eletrificados
Por Administrador
Publicado em 17/09/2025 12:06
Mercado
Reprodução

A percepção de que existem poucos pontos de carregamento é hoje o principal obstáculo para expansão do mercado de veículos eletrificados no Brasil. É isso o que revela uma pesquisa realizada pelo Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, para traçar o perfil do público interessado na compra de modelos eletrificados por meio de pesquisa quantitativa realizada com a base de usuários da plataforma. No total, foram mais de 1,3 mil respostas colhidas em abril de 2025, com margem de erro de 4%. 
Do total de respondentes, 54% apontaram a carência por pontos de carregamento como principal queixa que impede a compra de um híbrido ou elétrico. Na sequência, em um questionário de múltipla escolha, estão a sensação de dificuldade na revenda (49%), a falta de segurança na tecnologia (44%), a vida útil da bateria (42%), o preço elevado (39%), a baixa autonomia (35%), o custo da manutenção (29%), a baixa variedade de modelos (9%), e outros motivos (19%). 
Em novembro de 2024, vale lembrar, a Webmotors realizou a mesma pesquisa. Naquele momento, a falta de segurança na tecnologia por parte dos brasileiros era o principal impeditivo, mencionada por 65% dos respondentes. Agora, essa queixa caiu 21 pontos percentuais e passou a ser o terceiro impeditivo, abaixo da carência por pontos de carregamento e dificuldade na revenda. 
"O mercado de híbridos e elétricos tem um enorme potencial no Brasil. Cada vez mais vemos a aceitação dos brasileiros por essa tecnologia. Se antes a maioria recusava por não sentir segurança, hoje, com o investimento das montadoras em informação, houve uma mudança nesse pensamento e a maior preocupação agora está ligada em questões práticas de infraestrutura sobre como implementá-la em seu dia a dia", explica Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
Confira abaixo os principais motivos apontados pelos brasileiros em abril de 2025 para não comprar um veículo híbrido ou elétrico e a comparação com o último levantamento, em novembro de 2024.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Mais notícias