A Nókia anunciou hoje sua nova solução de rádio 5G, desenvolvida para oferecer comunicações em tempo real de alta capacidade, desempenho e resiliência para operadoras ferroviárias em todo o mundo, estabelecendo as bases para o Future Railway Mobile Communication System (F.R.M.C.S.). Como pilar para redes ferroviárias mais inteligentes, seguras e eficientes, a solução impulsiona maior digitalização e automação, trazendo benefícios para passageiros, empresas e para o meio ambiente. O lançamento marca a estreia do primeiro rádio 5G comercial da indústria para a faixa de 1900 MHz (n101), junto com a Solução Core Enterprise da Nókia para Ferrovias, projetada para acelerar a transformação digital do setor.
Nos próximos anos, o F.R.M.C.S substituirá o atual 2G G.S.M.-R (Global System for Mobile Communications – Railway) e se tornará o novo padrão global de comunicações ferroviárias. Sua versão baseada em 5G, com segurança nativa e alta confiabilidade, possibilitará maior automação, novas aplicações digitais, serviços aprimorados aos passageiros e comunicação segura entre fronteiras.
A Nókia é líder global em comunicações ferroviárias, com décadas de experiência em implantações de G.S.M.-R em mais de 20 países. A empresa tem estado na linha de frente do desenvolvimento do F.R.M.C.S., colaborando com operadoras ferroviárias, governos, indústrias e órgãos de padronização para moldar o novo padrão e viabilizar sua implantação em escala global.
Tommi Uitto, Presidente de Redes Móveis da Nokia, afirma: “A corrida pela digitalização exige conectividade de alta velocidade e capacidade de dados que os sistemas legados simplesmente não conseguem oferecer, criando uma necessidade urgente de modernização para operadoras ferroviárias em todo o mundo. Nossa solução comercial 5G, respaldada por décadas de experiência comprovada no setor ferroviário, reflete nosso compromisso em estabelecer as bases para a próxima geração das operações ferroviárias. Oferecemos uma plataforma tecnológica flexível e preparada para o futuro, que apoia uma transição suave para o FRMCS, ao mesmo tempo em que melhora a eficiência operacional, a segurança e a experiência do passageiro.”
A nova solução de rádio 5G da Nokia foi desenvolvida para comunicações críticas de missão e permite migração estratégica, possibilitando que as ferrovias adotem o 5G em paralelo a sistemas legados, como o GSM-R, sem interrupções. Além disso, o core 5G SA totalmente otimizado e nativo em nuvem suporta todo o conjunto de funcionalidades do FRMCS para o transporte. Modular, flexível e escalável, a solução atende tanto implantações regionais quanto nacionais. Ela também será testada no projeto europeu FP2-MORANE-2, financiado pela União Europeia, que dá continuidade a iniciativas anteriores do FRMCS para acelerar a digitalização das operações ferroviárias em toda a Europa.
A transição para a solução 5G traz recursos avançados que se alinham perfeitamente às necessidades operacionais das ferrovias modernas, principalmente em cenários de cruzamento de fronteiras:
- Operações ferroviárias automatizadas: controle e monitoramento em tempo real dos trens para aumentar a segurança e eficiência, além de reduzir consumo de energia e emissões.
- Sistemas de informação ao passageiro: atualização em tempo real e melhor experiência de viagem.
- Comunicação crítica de voz: integração de voz, vídeo e dados em uma plataforma padronizada para otimizar operações e gestão da infraestrutura.
- Manutenção inteligente: uso de manutenção preditiva e monitoramento em tempo real para reduzir paradas e custos de manutenção.
A Nokia reforça seu compromisso em liderar a transformação digital do setor ferroviário com tecnologias avançadas e preparadas para o futuro. A nova solução inclui o rádio 5G comercial para a faixa de 1900 MHz da linha AirScale, aliado ao Core Enterprise Solution para ferrovias. O portfólio é complementado por soluções críticas de IP, ópticas e de data centers.
Todos os produtos seguem os mais altos padrões do setor e contam com um framework de cibersegurança líder de mercado.