O avanço do e-commerce no Brasil, que deve movimentar R$ 224,7 bilhões em 2025, segundo a ABComm, tem intensificado a pressão sobre a logística urbana. Em datas de alta demanda, como Black Friday e Natal, entraves no transporte comprometem prazos e aumentam o índice de reclamações, além de impactar diretamente a taxa de recompra. Estudos da CX Trends apontam que 63% dos consumidores abandonam uma loja online após uma experiência negativa de entrega, evidenciando que velocidade e previsibilidade se tornaram fatores críticos para a competitividade das empresas.
Nesse cenário, veículos elétricos desenvolvidos desde o projeto para o transporte de mercadorias em áreas urbanas se destacam como solução estratégica. O Arrow ONE, da Arrow Mobility, é um exemplo dessa abordagem. Diferente de vans adaptadas, ele possui acesso interno à área de carga, sistemas de organização modulares e abertura automática por pulseira inteligente, permitindo que o motorista execute entregas sem precisar sair para o tráfego ou manusear chaves. Esses diferenciais reduzem o tempo médio por parada e, em rotas com centenas de entregas, geram ganhos operacionais significativos: testes realizados pela Arrow mostram que o modelo pode dobrar a produtividade diária em comparação a vans convencionais.
Além disso, seu sistema de propulsão elétrica garante redução de até 80% nos custos de energia frente ao diesel e praticamente elimina a variabilidade do preço do combustível, fator crucial para planejamentos de longo prazo. Casos reais de clientes no Brasil demonstram que o Arrow ONE mantém a regularidade de entregas mesmo em períodos de pico, graças à autonomia otimizada para rotas urbanas e à possibilidade de carregamento rápido em até 1 hora. Essa confiabilidade contribui não apenas para preservar a satisfação do cliente final, mas também para ampliar a taxa de recompra e reduzir custos com contingências logísticas.
Para Julio Cesar Balbinot Jr., cofundador e diretor de operações da Arrow Mobility, o momento exige visão estratégica para evitar que os entraves logísticos limitem o crescimento do comércio eletrônico. “As empresas que investirem em veículos elétricos concebidos desde a origem para a logística terão vantagem competitiva real. O ganho não está apenas no custo operacional mais baixo, mas na capacidade de cumprir prazos com maior regularidade, reduzir emissões e atender clientes de forma consistente mesmo nos períodos de maior pressão da demanda", comenta.