Offline
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/892860f7f0e91ad7b45ac5005a07c6d7.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/37c2aeb497872abcdbfc34805200ba28.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/f22f571a9ec7e5fc601178d57b948414.jpg
Viajantes 60+ impulsionam mercado e inspiram histórias de vida
De Porto Alegre, a franqueada da Clube Turismo, Rosane Papaléo Freire, transforma paixão por viagens em negócio de família e mostra como experiência e maturidade fazem diferença no atendimento
Por Administrador
Publicado em 20/08/2025 12:00
Turismo
Divulgação

O turismo voltado para a terceira idade está em ascensão no Brasil. Mais saudáveis, ativos e interessados em viver novas experiências, viajantes 60+ movimentam o setor e buscam roteiros que unam conforto, cultura e bem-estar. Na capital gaúcha, a franqueada Rosane Papaléo Freire, da Clube Turismo (Home Office Prime), é exemplo vivo de como empreender nessa fase da vida pode ser transformador — tanto para quem viaja quanto para quem organiza as viagens.
Professora universitária aposentada da área da saúde, Rosane sempre teve o turismo como legado familiar, herdado do pai, Ibsen, com quem fez suas primeiras viagens ainda na infância. “O amor por viagens foi algo que transmiti também para o meu filho Marcel, meu sócio na franquia. Já visitei 27 países e quero conhecer tudo que me for permitido nessa caminhada”, conta.
A decisão de empreender veio em 2018, quando Rosane tinha 57 anos e se aproximava da aposentadoria. O filho já atuava na Clube Turismo e, para ela, unir trabalho, família e o universo das viagens foi um passo natural. “Trabalhar em família, organizar meus horários e continuar ativa depois de 30 anos de vida acadêmica foi minha grande motivação. Não pensei, em momento algum, em parar”, afirma.
Para Rosane, a maturidade é um diferencial no atendimento. A bagagem de vida e as habilidades adquiridas ao longo dos anos, como comunicação, percepção e leitura das necessidades dos clientes, permitem oferecer um serviço mais personalizado. “Os anos vividos nos permitem ver o mundo de forma mais ampla e profunda, mas também com mais leveza. Minha capacidade de observação e intuição se potencializaram muito, e isso reflete diretamente no trabalho”, destaca.
No público 60+, os destinos mais procurados incluem roteiros culturais e históricos, como Minas Gerais e cidades europeias com legado artístico. A preferência é por viagens em grupo, especialmente no formato slow travel, que oferece mais tempo para aproveitar cada experiência. “Segurança, acessibilidade e atenção ao ritmo de cada viajante são cuidados essenciais na montagem de roteiros para esse perfil”, explica Rosane.
 
A CEO da Clube Turismo, Ana Virgínia Falcão, reforça o potencial do segmento
“O turismo 60+ é um dos nichos que mais crescem no Brasil. Essa geração está mais ativa, com independência financeira e desejo de aproveitar a vida. É um público que valoriza atendimento personalizado, conforto e experiências com significado — e que se torna extremamente fiel às agências que sabem entender suas necessidades”.
Rosane, que integra o Conselho Consultivo da rede desde 2023 e foi reconduzida para a gestão 2025-2027, deixa um conselho para quem pensa em empreender nessa fase da vida. “Identifique suas habilidades, confie no valor da sua trajetória e escolha algo que lhe dê prazer. Acredite que você pode. E nunca se deixe limitar pelo etarismo — envelhecer faz parte da vida, e não é obstáculo para realizar sonhos”.
O crescimento desse segmento mostra que viajar depois dos 60 não é apenas possível, mas pode ser a melhor fase para explorar o mundo — com mais tempo, mais histórias e um olhar amadurecido sobre o que realmente importa.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!