A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, está testando a utilização de drones para realizar serviços de inspeção técnica em locais de difícil acesso nas estações, Pátio Capão Redondo e estruturas operacionais, como placas de sinalização e drenagem. O drone, um equipamento europeu avaliado em R$ 100 mil, utiliza água e produtos químicos adequados para otimizar a limpeza e reduz, ao menos pela metade, o tempo de operação. A iniciativa faz parte da estratégia da concessionária de investir em soluções inovadoras que promovam mais eficiência operacional, segurança para os colaboradores e melhorias contínuas na qualidade do serviço prestado à população.
No dia 25 de julho, a tecnologia foi aplicada para a limpeza das placas espelho da via elevada no pátio Capão Redondo, em uma ação piloto conduzida pela equipe de manutenção civil e engenharia. Essas placas acumulam grande quantidade de sujeira ao longo do tempo e apresentam um desafio técnico relevante: não suportam o peso de pessoas para uma limpeza tradicional e estão localizadas em áreas de difícil acesso, como sobre avenidas e córregos. O uso de plataformas elevatórias, por exemplo, exigiria a interdição parcial de faixas viárias, o que tornaria a operação mais complexa e arriscada.
“Estamos sempre em busca de tecnologias que otimizem os processos e melhorem a experiência dos nossos clientes. Os drones são ferramentas que ampliam nossa capacidade de inspeção e limpeza com mais agilidade e segurança, garantindo estações mais limpas, organizadas e funcionais”, afirma Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17.
Diante desse cenário, os drones têm se mostrado uma solução inovadora e eficaz. Com eles, é possível alcançar pontos elevados com segurança e precisão, sem a necessidade de bloqueios de vias ou exposição de colaboradores a riscos. A limpeza realizada no Capão Redondo foi concluída em tempo reduzido e com total segurança, demonstrando o potencial da tecnologia para futuras intervenções.
Além dos ganhos operacionais, o uso de drones contribui para a sustentabilidade das operações. A tecnologia permite reduzir o consumo de recursos como água e produtos químicos, já que direciona de forma precisa a limpeza apenas para as áreas que realmente necessitam, evitando desperdícios. Também diminui a circulação de veículos ou equipamentos pesados no entorno das estações, o que impacta positivamente na emissão de gases poluentes e no consumo de energia.
“O uso de drones nas rotinas de manutenção é um avanço significativo em termos de inovação e sustentabilidade. Com eles, conseguimos realizar inspeções mais frequentes e assertivas, além de intervenções mais rápidas e seguras, minimizando impactos ao meio ambiente e ao cotidiano dos passageiros”, explica Fernando Nunes, gerente-executivo de manutenção da ViaMobilidade.
Inovação na manutenção das estações
Em um movimento pioneiro na manutenção da infraestrutura da Linha 5‑Lilás, a ViaMobilidade realizou, em novembro de 2024, um teste-piloto inovador para limpeza da cúpula de vidro da Estação Brooklin. O aparelho, equipado com oito baterias de 20 minutos de voo possui um sistema sofisticado de filtragem da água com oito filtros, capazes de eliminar resíduos minerais para garantir eficiência máxima no processo.
O procedimento reduziu significativamente o tempo de execução e, a limpeza que tradicionalmente demandava seis dias com alpinistas, foi concluída em apenas dois dias com o drone. A ação integra um projeto-piloto que poderá ser expandido a outras seis estações da linha que também possuem cúpulas de vidro, como Alto da Boa Vista, Borba Gato, Eucaliptos, Moema e AACD‑Servidor.
A ViaMobilidade reforça seu compromisso com a modernização da operação e a excelência na prestação de serviços para os mais de 600 mil passageiros que utilizam diariamente a Linha 5-Lilás.