Offline
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/892860f7f0e91ad7b45ac5005a07c6d7.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/37c2aeb497872abcdbfc34805200ba28.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/f22f571a9ec7e5fc601178d57b948414.jpg
OLX coloca o pé no acelerador de olho no mercado automotivo
Plataforma tem trabalhado com tecnologia para aprimorar a experiência das lojas e revendedoras de carros
Por Administrador
Publicado em 18/07/2025 12:06
Mercado

Após atingir recorde em 2024, com crescimento de 9,2% nas vendas, de acordo com a Fenauto (Federação dos Revendedores de Veículos Usados), o mercado de carros seminovos e usados segue com boas expectativas em 2025. Para aproveitar esse bom momento do setor, a OLX, maior marketplace de classificados de produtos usados, autos e imóveis do Brasil, vem se dedicando a aprimorar a experiência das lojas e revendedoras que utilizam o portal para expor seus catálogos aos mais de 50 milhões de usuários mensais.
“Com o passar dos anos, o segmento automotivo deixou de ser apenas uma categoria dentro da OLX e passou a se tornar uma linha de negócios. Além do consumidor que vende seu automóvel, os profissionais de revenda também viram a plataforma como uma aliada para seus negócios e, do lado de cá, nos dedicamos a entender suas dores e necessidades específicas, já que eles precisam de um suporte diferenciado para gerir sua frota. Além de pacotes focados em empresas e em vendedores autônomos, passamos a apoiá-los na gestão dos negócios, o que culminou na compra da Altimus, em 2023”, explica Camila Leães, VP de Produto do Grupo OLX.
Com a aquisição da empresa referência em Software as a Service no mercado automotivo, a OLX passou a oferecer aos seus clientes uma solução para a gestão dos negócios do início ao fim, contemplando desde o cadastro dos veículos e publicação dos anúncios em mais de 50 portais de classificados e redes sociais até CRM para gestão integrada de leads vindos de diferentes canais, passando por gestão de estoque, financeira e fiscal. Atualmente, a integração dos anúncios com os portais de classificados online está 100% integrada à OLX e é chamada de Autos 360. As demais funcionalidades serão incorporadas aos poucos.
“Para além dessa ferramenta de gestão, nossos times de produto e tecnologia têm trabalhado continuamente para melhorar as funcionalidades da plataforma, o que impacta não só o anunciante, mas também o usuário final a ter uma melhor experiência ao procurar o que deseja. E a Inteligência Artificial será uma aliada importante para esse fim”, destaca Leães.
Hoje o processo de inserção de anúncio já tem recursos que trazem muita conveniência e facilidade para o usuário: ao inserir a placa do carro ou a marca e modelo, o sistema utiliza um catálogo inteligente, que combina dados próprios e de parceiros, preenchendo automaticamente as principais características do automóvel, como marca, modelo, ano e versão. O anunciante precisa apenas informar detalhes complementares, como quilometragem e cor, tornando o cadastro mais simples e rápido.
“Esses recursos podem reduzir em até três vezes o tempo que o usuário leva para publicar o anúncio e, mais importante, podem aumentar as taxas de conversão, além de garantir que quem está buscando o veículo vai encontrar as informações completas e, consequentemente, proporciona uma negociação mais ágil já que há menor necessidade de tirar dúvidas via chat, por exemplo” completa.
Usando machine learning, a OLX oferece o recurso de referência de preços, que mostra os valores praticados no mercado, baseando-se em anúncios similares em marca, modelo e ano publicados na plataforma em cada região, além do valor da tabela FIPE. Isso, sem falar nos chatbots e assistentes virtuais que ajudam no atendimento ao cliente, respondendo às perguntas frequentes, apoiando a busca de veículos e orientando os usuários durante o processo de compra. Os sistemas aprendem com interações anteriores, melhorando continuamente a qualidade do atendimento.

Outros recursos
Ainda em linha com as melhorias recentes em prol da experiência dos profissionais, a OLX desenvolveu funcionalidades que contribuem para tornar os anúncios dos veículos mais atraentes, passando maior credibilidade e segurança para impulsionar os negócios. Entres elas, estão:

Inserção de Vídeos
Para deixar o anúncio ainda mais completo, a plataforma disponibiliza espaço para a inserção de vídeos dos veículos, o que aumenta a confiança do potencial comprador. De acordo com dados levantados pela OLX, anúncios com esse recurso recebem até 30% mais cliques de interessados.

Diferenciais Pro
Diferentemente do anunciante pessoa física, as lojas podem oferecer diferenciais como “Entrega do Veículo”, “Garantia 3 meses”, “IPVA grátis”, “Primeira revisão grátis”, entre outros, que agora se tornaram campos para destacar ao fazer a inserção do anúncio. Esse recurso tem contribuído para aumentar os contatos de potenciais compradores, que podem melhor comparar os preços dos carros considerando estes benefícios.

Selo Vistoriado
O Selo Vistoriado está vinculado a um laudo técnico emitido após uma inspeção presencial criteriosa, realizada por uma empresa credenciada pelo Detran de cada Estado. Essa verificação abrange tanto as condições do veículo quanto a sua documentação. Atualmente, a OLX conta com as parceiras Super Visão e Visão Total para garantir a validação dessas vistorias. Veículos com laudo aprovado oferecem mais segurança ao comprador, fortalecem a credibilidade do lojista e aumentam as chances de negócio — podendo gerar até 30% mais contatos de interessados.

Histórico Veicular
A OLX disponibiliza acesso ao Histórico Veicular (HV) para todos os anunciantes profissionais da plataforma. O relatório reúne informações detalhadas e administrativas sobre os veículos anunciados, incluindo multas, licenciamento, IPVA, gravames, restrições judiciais, registros de roubo ou furto e eventuais bloqueios. A iniciativa visa promover maior transparência e segurança nas transações, tanto para lojistas quanto para compradores. De acordo com dados da plataforma, anúncios com o HV geram até 47% mais contatos e podem acelerar a venda em até 70%, evidenciando o impacto positivo da ferramenta na tomada de decisão do consumidor.

Perfil Profissional
Na OLX, o profissional ainda tem a opção de inserir fotos do estabelecimento em seu perfil, uma breve descrição e informações da sua loja, como endereço e telefone, seu instagram profissional, o selo de loja verificada, além do review da mesma no google. As validações trazem segurança extra aos compradores.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!