O estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU) referente ao mês de junho traz em destaque quais marcas estão sendo mais afetadas pela atuação no mercado nacional das chinesas BYD e GWM. De acordo com os dados levantados Jeep, Volkswagen, Chevrolet e Toyota se revezam no topo das que mais perdem clientes para ambas as montadoras, fabricantes de automóveis híbridos e elétricos.
No caso da BYD, no primeiro trimestre as marcas mais usadas na troca por um elétrico ou híbrido foram Hyundai (11,3%), Chevrolet (11,2%) e Jeep (11,1%). No segundo semestre o ranking mudou com a Volkswagen, que estava em quarto lugar (9,7%) passando a ocupar a primeira posição (11%), a Chevrolet (10,9%) se mantendo em segundo e a Hyundai (10,4%) caindo para terceiro.
Quanto à GWM, no primeiro trimestre a marca mais usada como moeda de troca foi a Jeep (17,8%) seguida da Toyota (10,6%) e da Volkswagen (9,1%). No segundo semestre a Jeep ampliou a liderança ao alcançar 19,8%, enquanto Volks e Toyota mudaram suas posições. A marca alemã passou para o segundo lugar com 9,6% e a japonesa recuou para a terceira com 9,5%.
“Comparando o estudo atual com o realizado em meados de 2024 observamos poucas mudanças. Jeep, Volkswagen, Chevrolet e Toyota já apareciam no topo das marcas mais usadas como moeda de troca. A diferença é que agora a Hyundai substituiu a Honda na lista. Quem chama mais atenção é a Jeep que é a marca que mais vezes tem ocupado a primeira posição. E isso, desde 2023”, explica Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer.
Vendas de usados em geral
O mesmo estudo mostra que no mês de junho as vendas de veículos usados apresentaram recuo de 5,8% em comparação com maio. Mesmo assim, o tíquete médio das vendas subiu de R$ 88.030 no quinto mês do ano para R$ 88.232, alta de 0,23%, maior valor de 2025 até o momento. A margem bruta se mantém estável. Era de 10,9% em maio e chegou ao fim de junho em 10,8%, assim como o giro de estoque que se manteve em 37 dias.
Segundo a Fenabrave, em maio registrou-se a impressionante marca de 1.126.000 unidades comercializadas, enquanto no mês de junho houve a comercialização de 1.061.000 veículos de passeio e comerciais leves. “O aumento no valor do tíquete médio provavelmente ocorre porque os consumidores estão em busca de veículos com mais opcionais ou trocando por outro um pouco mais novo e a consequência é que pagam mais por isso na média. Consideramos que a demanda um pouco menor em comparação com maio seja algo pontual, pois acreditamos que o impacto da redução do IPI comece a ter influência a partir de agora”, comentou Braga.
O leve recuo nas vendas de veículos usados também foi registrado pela Auto Avaliar. Enquanto em maio ocorreram 239.118 avaliações, em junho houve um pouco menos, 226.331. Já o número de captações caiu de 44.657 para 39.352.
De acordo com o estudo da MegaDealer, o veículo campeão de margem bruta foi o Fiat Argo, com preço médio de R$ 70 mil, margem de 11,2% e giro médio de 31 dias. Na segunda colocação aparece o Toyota Yaris Hatch, com valor de R$ 88 mil, margem de 11% e giro médio de 31 dias, enquanto o terceiro colocado é o Toyota Corolla Cross ao preço de R$ 149 mil, 9,8% de margem e 29 dias de giro.
A amostra do estudo engloba 2.988 concessionárias de 23 diferentes marcas conectadas na plataforma Auto Avaliar. Com presença em sete países, a Auto Avaliar atende, atualmente, 4.200 concessionárias e mais de 38.000 lojas independentes e realiza US$1,4 bilhão de vendas anualmente.