Atenta aos movimentos do setor das duas rodas, a YPF Lubrificantes identificou um aumento no uso do lubrificante 20W50 em motocicletas cuja especificação de viscosidade recomendada é 10W30. Esse desvio da recomendação técnica ocorre, majoritariamente, por desconhecimento dos usuários ou pela não leitura das orientações dos fabricantes — e pode trazer consequências importantes ao desempenho e à durabilidade do motor.
A prática inadequada impacta diretamente a lubrificação interna da motocicleta. “A viscosidade mais alta do 20W50 dificulta o escoamento do óleo pelas galerias, ou seja, os canais internos do motor, especialmente em condições urbanas, com trânsito intenso e paradas frequentes. E o problema se torna ainda mais crítico nas partidas a frio, quando o motor está em temperatura ambiente e o óleo, ainda frio, apresenta maior resistência ao fluxo”, diz Denilson Barbosa, gerente de Qualidade da Usiblend, marca industrial da Usiquímica, que passou a representar a YPF Lubrificantes no Brasil desde a aquisição de suas operações no final de 2024.
“Nessa fase inicial de funcionamento, a lubrificação precisa ocorrer rapidamente para proteger componentes como pistões e virabrequim, o que não acontece de forma eficiente com um lubrificante mais viscoso do que o especificado. Esse atraso na circulação do óleo pode provocar atrito excessivo e desgaste prematuro das peças”, reforça o gerente.
Ainda que a aplicação do 20W50 seja, em geral, mais econômica, essa prática inicial pode resultar em prejuízos futuros. A utilização de óleo fora da especificação indicada pode levar à perda de garantias estendidas, já que os fabricantes exigem o cumprimento das orientações presentes no manual do veículo. Além disso, embora não ofereça risco direto à segurança do motociclista, o comprometimento da lubrificação pode gerar falhas mecânicas que afetam a confiabilidade geral da motocicleta.
Como parte de seu compromisso com a orientação técnica e o bom desempenho dos motores, a YPF Lubrificantes realiza treinamentos contínuos com mecânicos e lojistas, reforçando a importância de seguir rigorosamente as especificações do fabricante. A recomendação da empresa é clara: nunca substituir a viscosidade SAE indicada, mesmo em situações de uso severo ou de alta quilometragem
Solução técnica adequada: YPF RÖD 4T 10W30
Para atender às exigências do mercado brasileiro, a YPF Lubrificantes disponibiliza uma linha completa de produtos para motocicletas, com diferentes viscosidades. No caso da especificação 10W30, o produto é o YPF RÖD 4T 10W30, desenvolvido especialmente para motores de baixa cilindrada. Com base semissintética, o lubrificante combina alta performance com proteção avançada, atendendo às normas API SL e JASO MA2. Sua formulação oferece tripla proteção: ao motor, à transmissão e à embreagem, além de resistir ao superaquecimento e contribuir para a refrigeração eficiente do sistema.
Com foco na preservação dos componentes mais sensíveis da motocicleta, o RÖD 4T 10W30 é a escolha técnica ideal para quem busca manter o desempenho original do veículo e garantir sua durabilidade ao longo do tempo. “Nossa recomendação é sempre respeitar a viscosidade indicada pelo fabricante e esse é o primeiro passo para cuidar bem da sua moto”, finaliza Barbosa.