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Plataforma e-FAST Brasil visa acelerar a descarbonização do transporte urbano de cargas no país
Plataforma nacional reúne setor público e privado para impulsionar eletrificação e sustentabilidade na logística rodoviária
Por Administrador
Publicado em 03/07/2025 12:03
Sustentabilidade
Reprodução Freepik

O Brasil dá um passo significativo em direção à descarbonização do setor de transporte urbano de cargas com o lançamento, em 2 de julho, da e-FAST Brasil (Electric Freight Accelerator for Sustainable Transport). Liderada pelo WRI Brasil, a plataforma nacional, disponível em https://efastbrasil.org, surge como uma iniciativa estratégica para unir governo, setor privado e sociedade civil na busca por soluções que acelerem a eletrificação da logística rodoviária, um segmento crucial para a economia e o meio ambiente do país.
O transporte rodoviário de cargas é o principal modo de transporte de bens no Brasil, respondendo por 66% da movimentação de mercadorias e sendo o maior emissor do transporte rodoviário, além de um dos maiores emissores do setor de energia. A descarbonização desse setor é fundamental não apenas para o cumprimento das metas climáticas do país, mas também para a melhoria da qualidade do ar nas cidades, onde a poluição contribui para milhares de mortes prematuras anualmente.
Apesar disso, a descarbonização do setor de transporte tem avançado mais rapidamente no segmento de pessoas. Políticas públicas têm impulsionado a venda de carros elétricos e a eletrificação de ônibus urbanos, enquanto o setor de logística de cargas ainda carece de diretrizes e incentivos específicos para a descarbonização.
“A descarbonização do transporte de carga é um desafio coletivo e exige ações de diversos setores. Ao reunir diversos atores, a Plataforma e-FAST Brasil busca ser um espaço para alinhar esforços, promover sinergias e acelerar a transição para um modelo mais limpo e eficiente", afirma Magdala Arioli, gerente de Descarbonização do Transporte do WRI Brasil.
Nesse contexto, a e-Fast nasce para promover a construção conjunta de soluções para alavancar a descarbonização, incluindo políticas públicas, soluções de financiamento e projetos-piloto. Ela está aberta à participação de transportadores, embarcadores, fabricantes de veículos e de infraestrutura de recarga, operadores de pontos de recarga, instituições financeiras e governos. Para cada um desses públicos, a plataforma contribuirá em pontos críticos no processo de transição. Para transportadoras, por exemplo, a plataforma poderá proporcionar apoio técnico ao planejamento, tomada de decisão e acesso a capital para aquisição de caminhões elétricos. No caso dos embarcadores, poderá gerar conexões com transportadores e fabricantes de veículos para participar de projetos-piloto e identificar formas de redução de emissões do escopo 3. Para os fabricantes, a plataforma contribuirá com a compreensão do mercado e favorecerá a geração de demanda.
O Brasil está em uma posição privilegiada para a descarbonização do transporte, especialmente com a ampliação da motorização elétrica, dada a sua matriz elétrica limpa e renovável, com 88% de participação de fontes renováveis. A Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil no Acordo de Paris estabelece o compromisso com a neutralidade de carbono até 2050, com redução de 53% das emissões até 2030. O transporte responde por 75,1% do consumo de óleo diesel e por 52,6% das emissões do setor de energia, o terceiro maior emissor de Gases de Efeito Estufa (GEE). Como a eletrificação do transporte urbano de cargas envolve muitos operadores pequenos, a eletrificação desse segmento é mais que uma política ambiental: é também uma política de desenvolvimento social, alavancando a geração de renda para parte da população.
A plataforma foi lançada no workshop Caminhos para a Descarbonização do Transporte de Carga, em que o WRI Brasil apresentou ao público as diretrizes para descarbonização do transporte urbano de carga, resultado da escuta e engajamento de diversos atores dos setores público e privado, além de desafios e oportunidades em políticas públicas federais identificadas pelas atividades do projeto.
A e-FAST Brasil se inspira na bem-sucedida experiência da e-FAST India, facilitada pelo WRI India desde 2023. O programa indiano promove a colaboração entre o governo e o setor privado para implantar 15 mil caminhões elétricos em cinco anos e desenvolver uma abordagem financeira autossustentável.

A participação na e-FAST Brasil é gratuita. Interessados em aderir podem entrar em contato pelo e-mail contato@efastbrasil.org.

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