A representação exclusiva da Farizon, marca global do Grupo Geely especializada em veículos comerciais elétricos, marca o início de uma nova fase institucional do Grupo Timber, que passa a integrar de forma definitiva o setor automotivo nos seus negócios, com foco na transição energética. A estreia no Brasil será realizada oficialmente durante a Eletrocar Show 2025, evento que reunirá os principais players da mobilidade elétrica, entre os dias 23 e 26 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).
Com mais de 20 anos de atuação nos setores florestal, agrícola, de construção e energia, o Grupo Timber avança em seu plano estratégico de diversificação, ampliando o portfólio com soluções de transporte sustentáveis. Essa frente teve início no fim de 2024 com a chegada da Riddara, marca de picapes elétricas também pertencente ao Grupo Geely, e ganha escala com a incorporação da Farizon, referência global em veículos comerciais eletrificados.
“A chegada da Farizon ao Brasil reforça nosso compromisso com soluções robustas, inteligentes e alinhadas à nova era da mobilidade sustentável”, destaca Jober Cardoso Da Fonseca, CEO do Grupo Timber. “Em nossa estratégia estão previstos investimentos iniciais de R$ 40 milhões, contemplando aquisição dos primeiros lotes, capacitação técnica, estrutura de atendimento, homologação dos veículos e construção de uma concessionária modelo, além da adaptação das filiais já existentes do Grupo para o pós-vendas”.
Os planos do Grupo Timber ainda envolvem a formação de uma equipe dedicada, com profissionais do time atual somados a especialistas do setor automotivo que já atuaram na consolidação de marcas eletrificadas no Brasil. A estratégia inclui também vendas diretas para frotistas e locadoras, com condições comerciais específicas, além do desenvolvimento de um ecossistema de suporte técnico, com infraestrutura de recarga e soluções financeiras como leasing operacional e serviços complementares.
A atuação com a Farizon será nacional, mas terá início pelas regiões Sul e Sudeste, onde há maior maturidade de mercado e de infraestrutura de recarga. A estrutura de pós-venda está em fase de implantação, com foco inicial nessas praças. A cadeia de peças será organizada com fornecedores homologados por estado, com estoques estratégicos — peças de reposição distribuídas regionalmente e centro logístico principal em Curitiba. Equipes da Farizon também permanecerão no Brasil para apoiar a capacitação local e garantir excelência técnica.
Além de impulsionar a modernização dos modais de transporte, a entrada do Grupo Timber no setor de eletromobilidade comercial amplia as possibilidades para que seus clientes avancem em suas próprias agendas ESG. As soluções oferecidas contribuem diretamente para a redução de emissões, a eficiência operacional e o uso responsável de recursos, especialmente em operações logísticas, urbanas e industriais com metas ambientais e compromissos públicos assumidos.
“Esse novo capítulo reforça nossa visão de futuro e vocação em integrar soluções inovadoras aos segmentos nos quais atuamos. A eletromobilidade comercial passa a ser estratégica em nossos negócios — com o mesmo compromisso que nos consolidamos como referência em tecnologia, atendimento e pós-venda nos últimos 20 anos”, finaliza Fonseca.