A BYD, líder nacional em vendas de veículos elétricos e híbridos, está estruturando uma das maiores redes privadas de recarga pública do país com carregadores rápidos: mais de 50 eletropostos já foram instalados em concessionárias da marca em cidades como São Paulo, Salvador, Brasília e Florianópolis. Os equipamentos estão disponíveis para qualquer motorista de carro elétrico (BEV), independente da marca, e até o momento, o uso dos equipamentos já forneceram 1.435.000 kWh e evitaram a emissão de 215 toneladas de CO₂.
Até o fim de 2025, a expectativa da montadora é disponibilizar mais de 150 carregadores rápidos e públicos em lojas da BYD em todo Brasil, consolidando uma malha nacional de infraestrutura energética voltada à mobilidade limpa. A operação será feita por meio do app BYD Recharge, que oferece uma experiência completa ao permitir a reserva de vagas, monitoramento do carregamento em tempo real, além do cálculo do impacto ambiental da recarga.
“Nossa proposta vai além de vender veículos elétricos e híbridos. Estamos ajudando a construir uma infraestrutura confiável para o Brasil avançar na transição energética, com foco na descarbonização do transporte. Cada carregador instalado é um passo a mais rumo a um futuro mais limpo e eficiente”, afirma Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil e Head Comercial e de Marketing da BYD Auto.
Como funciona a recarga nas concessionárias
Todos os carregadores públicos disponíveis nas concessionárias da BYD são do tipo rápido, com potência de até 120 kW.
A operação e o pagamento são feitos via aplicativo BYD Recharge, que oferece:
Localização de mais de 2.600 carregadores e status online de mais de 1.000 (incluindo parceiros);
- Reserva de vaga e monitoramento em tempo real;
- Encerramento remoto da carga;
- Histórico de consumo;
- Relatórios de CO₂ evitado;
- Traçador de rotas com pontos de recarga;
- Cupons de desconto;
- Atendimento gratuito todos os dias da semana, incluindo feriados e finais de semana.
Capitais concentram maior volume de recarga e emissões evitadas
É inegável que o mercado automotivo brasileiro vem passando por uma transformação significativa com a crescente adoção dos carros eletrificados e quase 8 em cada 10 carros elétricos vendidos no país são da BYD, refletindo uma mudança de comportamento e uma confiança maior com relação à mobilidade elétrica.
O avanço da infraestrutura de recarga da BYD já apresenta resultados expressivos em diversas regiões do país. Capitais como Salvador, Brasília e São Paulo se destacam tanto pelo número de carregadores instalados quanto pelo volume de energia fornecida — o que reforça a adesão crescente à mobilidade elétrica nessas localidades.
Confira as seis unidades que mais recarregaram até agora:

Juntas, essas unidades já evitaram a emissão de mais de 32 toneladas de CO₂ — considerando que, em média, cada 1 kWh consumido por um carro elétrico evita 0,090 kg de CO₂ em comparação a um modelo a combustão.
A presença dos carregadores rápidos da BYD já se estende por todas as regiões do Brasil, acompanhando o crescimento da mobilidade elétrica nas capitais e principais centros urbanos:
- Nordeste: Salvador lidera, com mais de 125 mil kWh somados entre as concessionárias Via Sul e Parvi Paralela;
- Sudeste: São Paulo concentra cerca de 117 mil kWh entre os pontos Nações Unidas e HBW;
- Centro-Oeste: Brasília abriga o carregador de maior consumo individual do país, na unidade Bali Saan;
- Sul: Florianópolis já superou 40 mil kWh fornecidos na concessionária DVA;
- Norte: A região começa a ser contemplada com os novos carregadores, dentro da estratégia de expansão nacional da marca.
Sustentabilidade como eixo da estratégia
A iniciativa da BYD integra a visão da greentech de construir um ecossistema completo de mobilidade sustentável, que une veículos eletrificados, energia solar, baterias e infraestrutura de recarga.
“Cada quilowatt recarregado representa menos poluentes no ar e menos dependência de combustíveis fósseis. É um movimento de transformação silenciosa, mas profunda, e a rede BYD Recharge é o fio condutor dessa mudança”, conclui Baldy.
Além da redução de emissões, a empresa acredita que a infraestrutura será fundamental para ampliar a confiança do consumidor e acelerar a adoção de tecnologias limpas no Brasil, especialmente fora dos grandes centros urbanos.