A Vammo, startup pioneira em soluções para motos elétricas no Brasil, está revolucionando a mobilidade urbana em São Paulo ao resolver um dos maiores desafios dos veículos elétricos: a autonomia. Em um ano e meio de operação, a empresa atingiu a marca de meio milhão de trocas de baterias, realizadas em aproximadamente 150 estações na capital e Grande São Paulo, o que representa mais de duas mil toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas na atmosfera. Além disso, pretende atingir 1 milhão de trocas no mês de dezembro, com grande crescimento previsto para os próximos meses.
Dos 30 milhões de dólares captados na rodada de investimentos, a startup destinou 50% desse valor para o desenvolvimento de tecnologia e infraestrutura. Isso se deve ao fato de que a empresa está criando uma rede proprietária de carregamento e troca de baterias, equipada com tecnologia IoT que permite monitoramento em tempo real e operação remota. Atualmente, há 150 estações disponíveis no Estado de São Paulo. Essa inovação garante a autonomia contínua das motos elétricas e posiciona a Vammo como a única empresa no país capaz de resolver esse problema crítico dos veículos elétricos para duas rodas.
Por meio de uma assinatura mensal ou anual, o cliente tem acesso não apenas à moto, mas também a toda a infraestrutura, incluindo trocas ilimitadas, manutenções e suporte 24/7. Recentemente, a empresa reposicionou a tabela de preços para absorver uma nova fatia do mercado: reduziram em até 23% os valores, após identificarem o comportamento da base de clientes. Dessa forma, pretendem atrair de forma estratégica aqueles que se deslocam pouco e não querem a burocracia e o custo da compra de um veículo.
Além disso, a solução da Vammo proporciona aos motoboys, seu principal público-alvo, uma economia de até 30% nos custos operacionais e uma redução de até 50% em manutenção e outros custos associados, quando comparada com veículos tradicionais. Atualmente, a empresa realiza mais de 4 mil trocas diárias de baterias, uma a cada 15 segundos.
"Estamos redefinindo o mercado de mobilidade elétrica no Brasil, trazendo soluções inovadoras que não apenas impulsionam o acesso e a adoção de veículos elétricos, mas também estabelecem novos padrões de eficiência e sustentabilidade. Nosso compromisso vai além da tecnologia: estamos impactando socialmente a vida de milhares de pessoas, que serão as verdadeiras protagonistas dessa mudança climática, de forma mais digna e justa", explica o Jack Sarvary, CEO da Vammo.
Em abril de 2024, a Vammo iniciou a montagem de motocicletas elétricas em Manaus, em parceria com uma fábrica local. Neste mês, a empresa produziu sua milésima motocicleta na unidade. Além disso, para atender à crescente demanda do último trimestre do ano, a startup dobrou sua capacidade de produção contratada, com expectativa de triplicar esse número em 2025.
Um recente gráfico da Visual Capitalist destacou os perfis de geração de energia dos países do G20, com o Brasil se destacando como líder na produção de eletricidade renovável — em 2023, 89% da energia no país foi gerada a partir de fontes renováveis. Esse marco ressalta a robustez da infraestrutura hidrelétrica brasileira, aliada aos crescentes investimentos em energia solar e eólica, que impulsionam o desenvolvimento sustentável no setor de mobilidade elétrica.
"Recentemente, nos tornamos a maior emplacadora de veículos elétricos no Brasil. Esse feito é especialmente significativo em um momento em que o setor de motocicletas acaba de superar o de carros em número de emplacamentos no país. O crescimento não apenas destaca a demanda, mas o potencial dos veículos elétricos”, afirma Billy Blaustein, COO da Vammo.
"As operações da Vammo estão alinhadas com a posição de liderança do Brasil em energia renovável, promovendo a transição do país para fontes sustentáveis e contribuindo para a meta global de reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Isso tem atraído o interesse de importantes parceiros de mercado, como 99, Raízen Power, Oxxo, iFood e outros, que buscam atingir suas metas de descarbonização e impacto ambiental com nossas soluções", finaliza.
O foco da startup em fornecer um serviço completo é evidenciado pelo alto índice de satisfação dos clientes, com um NPS (Net Promoter Score) superior a sessenta, bem acima da média do mercado. Os clientes têm acesso a um serviço de assinatura que inclui atendimento humano 24/7, serviços de guincho, manutenções e espaços de descanso, entre outros benefícios.
Para 2025, a empresa planeja expandir suas operações para novas cidades brasileiras, com o objetivo de crescer em mais de 15 vezes o seu tamanho atual. "Nascemos com o plano ambicioso de eletrificar a América Latina e transformar a vida daqueles que, por meio das nossas soluções, serão os verdadeiros agentes de mudança de um futuro mais sustentável", complementa Jack.
Imagem: Billy Blaustein, COO e Jack Sarvary, CEO da Vammo. Divulgação