Como parte das comemorações do Dia do Automóvel, celebrado neste 13 de maio, a OLX, maior classificado de autos do país, promoveu um estudo, realizado em parceria com a MindMiners, que avaliou as preferências, percepções e anseios de brasileiros em relação aos veículos e a cultura do automóvel no dia a dia.
Segundo a pesquisa, 44% dos participantes responderam que utilizam o seu automóvel para atividades de lazer. Outros 39% o usam para se deslocar para trabalho e escola. Apenas 10% dos participantes afirmam utilizar os veículos para trabalhar como táxi ou motorista de aplicativo.

Que tipo de atividade você mais realiza com seu automóvel?
Para 57% dos respondentes, os carros são mais práticos e cômodos. Já 16% dos entrevistados veem os automóveis como sinônimos de “exploração e aventura”. Os que são fãs da velocidade, preferem carros clássicos ou utilizam para o trabalho pontuaram 6% cada.

Com qual dos perfis abaixo você mais se identifica em relação ao mundo automotivo?
Relevância da tecnologia
Segundo a pesquisa, 44% dos respondentes acreditam que os recursos tecnológicos são critérios que ajudam na decisão de compra do automóvel, mas não são determinantes. Para 30%, essa questão influencia bastante, mas dentre os entrevistados da Geração Z, chega a 45%.

Você acredita que a tecnologia influencia sua decisão de compra de um carro?
Dentre os atributos tecnológicos que mais impressionam os entrevistados em um carro são “sensores de estacionamento e de prevenção a colisões” (44%) das respostas, “itens de segurança” (38%) e “veículos elétricos e híbridos” (32%).

Com o passar do tempo, ocorreram muitas inovações e evoluções na produção de veículos. Quais dessas inovações mais o impressionam?
Carros antigos, o Fusca é o modelo mais desejado entre quem prefere esses veículos, com 21% das respostas. O Opala foi o segundo mais citado, com 13%; o Mustang ocupa a terceira posição, com 5% das respostas.
Outros hábitos e curiosidades
Maioria habilitada e com veículo – A pesquisa revela que 74% dos respondentes possuem carteira de habilitação, e 76% possuem o próprio automóvel.
Conteúdos – No acumulado, 45% dos entrevistados costuma consumir conteúdos automotivos, como notícias e vídeos com especialistas em mídias sociais, pelo menos algumas vezes por semana.
Eventos automotivos – Dentre os que acompanham eventos automobilísticos, 71% apontam que a Fórmula 1 é a sua competição favorita.
Metodologia
A pesquisa quantitativa online foi encomendada pela OLX e realizada por meio da plataforma de human analytics MindMiners entre os dias 17 e 19/04/2024. As respostas foram coletadas por meio do painel de respondentes proprietário também da MindMiners, o MeSeems, e totalizou uma amostra de 300 pessoas, sendo elas gênero: 52% Mulheres e 48% Homens.
Em relação às faixas de idade, 15% são de 18 a 24 anos; 12% entre 25 e 30 anos; 28% - 31 a 40 anos e 44% - 41% ou mais.
No que tange à classe social: 13% dos respondentes pertencem à A; 11% B1; 24% B2; 32% C1; 16% C2 e 4% D e E.
Dos consumidores entrevistados, 47% são do Sudeste, 24% do Nordeste, 14% do Sul, 9% moram no Centro-Oeste e 7% no Norte.
Como adquirir um veículo online com segurança
● Negociar diretamente com o proprietário do veículo ou com a pessoa que irá comprar o item, evite negociar com terceiros, como parentes, amigos ou revendedores não autorizados;
● Tire todas as dúvidas pelo chat e canais oficiais das plataformas, evitando levar a conversa para aplicativos de mensagem, que são ambientes menos seguros e onde não terá apoio e dicas na jornada de negociação;
● Sempre marque uma visita para ver o veículo presencialmente antes de fechar o negócio e prefira locais públicos e movimentados, como estacionamentos de shoppings e supermercados e vá, de preferência, acompanhado e durante o dia;
● Antes de concluir o negócio, peça uma Vistoria Cautelar em uma empresa credenciada pelo Detran e vá junto com o dono do automóvel;
● Faça o pagamento apenas em uma conta em nome do proprietário do veículo e antes de depositar, verifique os dados direto com o proprietário;
● Se está vendendo, confirme os dados bancários da conta em que o valor do veículo deve ser depositado;
● Vendedor e comprador devem ir junto ao cartório fazer a transferência e o pagamento só deve ser feito quando a transação for concluída no cartório;
● Negocie diretamente com quem vai comprar. Desconfie de compradores que apenas intermediam a negociação;
● Se a proposta for de lojas de seminovos, não esqueça de checar o CNPJ e a legalidade do funcionamento do estabelecimento;
● Só entregue o veículo depois que o pagamento for confirmado.
Imagem: Reprodução