Offline
Publicidade
Publicidade
ZF inaugura primeira fábrica com emissão zero em Klášterec, na República Tcheca
05/03/2024 08:27 em Ambiente

Na unidade de produção de eletrônica de potência em Klášterec, na República Tcheca, a ZF inaugurou a sua primeira unidade com emissões zero, após um período de renovação de pouco menos de um ano e meio. A fábrica, que faz parte da divisão de Acionamento para Veículos Elétricos, apoia os esforços da empresa para alcançar a neutralidade climática em todas as cadeias de valor até 2040 e será usada como modelo para as fábricas da ZF em todo o mundo. A empresa está gradualmente mudando suas plantas para energia gerada de forma sustentável aumentando a eficiência energética dos processos, eletrificando uma proporção significativa dos seus produtos e utilizando materiais reciclados.

Um dos principais desafios é converter as unidades existentes da ZF em todo o mundo para que possam operar com energia neutra para o clima a partir de agora. “A transformação sustentável na unidade de Klášterec é inovadora para toda a nossa rede de produção e nos ajuda a reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa”, afirma Stephan Von Schuckmann, membro do Board Mundial de Administração da ZF. Para construir bases sólidas e sustentáveis, é importante equipar as centrais com capacidade para gerar eletricidade. Em Klášterec, isto foi feito por meio da instalação de 3.400 módulos solares no campus, satisfazendo cerca de 20% das necessidades anuais de eletricidade da central.

Qualquer eletricidade que não seja gerada internamente é adquirida de fontes renováveis, principalmente energia eólica e hidrelétrica. “Klášterec é a nossa referência”, enfatiza o Dr. Michael Karrer, responsável pela sustentabilidade, gestão ambiental e segurança ocupacional no Grupo ZF. Já em 2025, cinco anos antes do inicialmente previsto, todas as instalações da ZF serão totalmente alimentadas por eletricidade verde, que será gerada internamente ou obtida por meio de contratos com fornecedores de energia renovável. Além disso, o sistema de aquecimento a gás dependente de combustíveis fósseis da central de mobilidade elétrica Tcheca foi substituído por bombas de calor, reduzindo os custos globais anuais de aquecimento da central em 50%. Durante os meses de inverno, a unidade utiliza o frio natural do ar exterior para resfriar a tecnologia dentro da instalação. Várias medidas para melhorar o isolamento térmico e a recuperação de calor completam este conceito climático local.

A ZF opera uma fábrica em Klášterec, que fica a cerca de 100 quilômetros a noroeste de Praga, desde 1992. Hoje, a unidade, recentemente remodelada, tem cerca de 700 colaboradores e produz componentes eletrônicos de potência para motores elétricos produzidos pelas fábricas da ZF na Alemanha e na Sérvia. Os clientes incluem montadoras internacionais.

Imagem: Em Klášterec, na República Tcheca, o Grupo ZF inaugura a primeira fábrica com emissões zero após um período de renovação de pouco menos de um ano e meio - Divulgação ZF

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!