Offline
Publicidade
Publicidade
Área de Economia Circular da Stellantis registrou forte crescimento em 2023 e está no caminho para aumentar esta tendência em 2024
01/03/2024 07:15 em Ambiente

Em 2023, a unidade de negócios de Circular Economy, um dos sete negócios promissores da Stellantis destacados no seu plano estratégico Dare Forward 2030, demonstrou mais uma vez o seu dinamismo, potencial e papel fundamental dentro da companhia, especialmente no objetivo de se tornar uma empresa carbono Net Zero até 2038*.

O negócio de Circular Economy da Stellantis, que é baseado na estratégia 4R – Reman, Repair, Reuse, Recycle (Remanufatura, Reparação, Reutilização, Reciclagem) – viu as suas vendas globais aumentarem 18% em 2023, comparado ao ano anterior. Com os 4R´s, o portfólio global de peças sustentáveis da Stellantis cresceu consideravelmente e cobre agora 15,2% da demanda de pós-venda dos clientes.

O negócio de Circular Economy da Stellantis está se expandindo em todo o mundo. Em novembro de 2023, a Stellantis inaugurou o primeiro Hub SUSTAINera de economia circular no complexo de Mirafiori (Turim, Itália), que lida com a remanufatura de motores, caixas de embreagens e baterias de alta tensão de veículos elétricos, bem como do recondicionamento e desmontagem de veículos, criando um centro de excelência voltado à industrialização da reparação e do reaproveitamento sustentável de peças e materiais.

Na Europa, em 2023, a Stellantis criou o SUSTAINera VALORAUTO SAS, uma joint venture com a Galloo para oferecer aos clientes individuais e profissionais uma solução completa para a recuperação e reciclagem de veículos em fim de vida, e lançou o serviço online no início de janeiro de 2024 (www.valorauto.com). A Stellantis também assinou um memorando de entendimento com a Orano, para uma futura joint venture para a reciclagem de baterias de veículos elétricos na Europa e na América do Norte.

No Brasil, o SUSTAINera ganhou o Automotive Business Award 2023 na categoria ESG. Este prêmio homenageia empresas inovadoras e com visão de futuro, que causam um impacto positivo no setor automotivo e de mobilidade.

A remanufatura no centro do sucesso da Circular Economy da Stellantis

A remanufatura é o principal pilar da estratégia 4R da Stellantis em Circular Economy. Com um aumento de 14% nas vendas em 2023, a marca SUSTAINera provou mais uma vez a sua capacidade de atender à crescente demanda por peças automotivas, sustentáveis e acessíveis.

Em 2023, o SUSTAINera ampliou sua variedade de peças remanufaturadas para 38 linhas de produtos, graças ao lançamento da primeira câmera de vídeo para para-brisas remanufaturada, desenvolvida em parceria com a Valeo, tornando-se pioneira na linha de produtos para ADAS remanufaturados. Além disso, o SUSTAINera ampliou sua oferta de tanques SCR (tanques de redução catalítica seletiva) remanufaturados na Europa com 17 tipos de peças adicionais que se adaptam a diversos modelos do portfólio de marcas da Stellantis que atendem aos padrões Euro 6.1/6.2.

Na América do Norte, o SUSTAINera ampliou sua oferta de transmissões remanufaturadas, abrangendo modelos de motores do ano 2021, os HEMI, modelos dos anos 2017 até 2020 e, paralelamente, melhorou sua capacidade de atender às demandas dos clientes, por meio do desenvolvimento de centros de distribuição avançados.

A devolução de peças usadas é fundamental para o negócio de remanufatura. Para o gerenciamento disto pela nossa rede de concessionárias, e para otimizar o fluxo logístico, a Stellantis lançou, em 2023, o "Back in the Box", um novo sistema padrão integrado de TI para a Europa, e o seu desenvolvimento e implementação a nível mundial está planejado para ocorrer nos próximos meses.

Reparação, Reutilização, Reciclagem: uma dinâmica excepcional

O negócio estratégico de remanufatura não foi a única história de sucesso em 2023. As vendas de peças usadas originais multimarcas impulsionadas pela plataforma exclusiva B-Parts utilizada por clientes individuais e pela rede Stellantis, através do portal de comércio eletrônico (www.b-parts.com) dispararam 63% no ano passado em comparação com 2022, e agora cobrem 160 países em todo o mundo. A B-Parts tem agora um estoque de 7 milhões de peças automotivas usadas, um recorde europeu proveniente de centros de desmontagem certificados, refletindo um aumento de 31% em relação a 2022. O negócio de reparação de peças de reposição expandiu graças à extensão da variedade de reparos eletrônicos. No que diz respeito às baterias de alta tensão, há agora 24 Centros de Reparo Eletrônico localizados na Europa expandida, Israel, Japão e Coreia do Sul.

Atividades de reciclagem: A Stellantis coletou para reciclagem 2 milhões de peças automotivas em 2023, com um aumento de 84% na recuperação de peças com a reciclagem. Na Europa expandida e na América do Norte, a Stellantis começou a reciclar alumínio de rodas de liga leve.

2024: buscar e acelerar o crescimento

Em 2024, a unidade de negócios de Circular Economy da Stellantis pretende impulsionar o ritmo de crescimento observado em 2023. Este crescimento é apoiado pela ampliação da oferta de peças sustentáveis (remanufaturadas, reparadas, reutilizadas e recicladas) para satisfazer uma variedade ainda mais ampla das necessidades dos clientes. Um site exclusivo (www.sustainera.com) foi lançado para aumentar a oferta de produtos e sensibilização das iniciativas do SUSTAINera. 

Como parte de uma abordagem global, a Stellantis também aumentará a utilização de embalagens ecológicas – recicladas, recicláveis, reutilizáveis – introduzidas em 2023, tornando-se padrão para todos os seus fornecedores na Europa expandida, à frente das normas europeias de 2030. Esta política também está sendo gradualmente implementada em outras regiões do mundo.

Em 2024, a Remanufatura continuará a ser um pilar fundamental do negócio de Circular Economy da Stellantis. Na Europa expandida e na América do Norte, novas peças remanufaturadas serão introduzidas no portfólio, incluindo também uma oferta de peças remanufaturadas de multimarcas, permitindo fornecer uma solução acessível a uma base de clientes mais ampla.

Depois de consolidar a sua posição no mercado europeu, a B-Parts continuará sua expansão internacional e iniciará as operações nos Estados Unidos até ao final de março, marcando um movimento estratégico para se tornar um player global de destaque, potencializando o negócio de Reutilização do SUSTAINera.

É esperado que em 2024 seja finalizada a joint venture com Orano, fortalecendo a posição da Stellantis na cadeia de valor das baterias de veículos elétricos, garantindo acesso adicional ao cobalto, níquel e lítio necessários para eletrificação e transição energética.

Os planos de crescimento e expansão da unidade de negócios de Circular Economy estão no caminho certo para atingir mais de €2 bilhões em receitas até 2030, como parte do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis, e desempenham um papel fundamental na meta de descarbonização da empresa de atingir carbono Net zero até 2038*.

*Com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.

** Fonte: Life-Cycle Assessment (LCA) Europa. Os valores são fornecidos apenas a título informativo, correspondentes ao principal vendedor dos produtos similares, e determinados de acordo com metodologia aprovada por empresa independente (Sphera).

Imagem: Divulgação Stellantis

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!