O Instituto Renault, em parceria com a prefeitura de Pelotas, Ecosul e a concessionária Renault Nissul, reinaugurou a minicidade do projeto ‘O Trânsito e Eu’ em Pelotas, no Rio Grande do Sul. A minicidade, que existe desde 2015, faz parte do projeto que tem como objetivo preparar, educar e conscientizar os futuros motoristas para que sejam multiplicadores das boas práticas no trânsito, recebeu seis novos minicarrinhos elétricos Kwid, doados pelo Instituto Renault. Além disso, o Instituto também ofereceu formação para 20 professores da rede pública de Pelotas, sobre o conteúdo e metodologia ‘O Trânsito e Eu’.
“Essa retomada é uma das ações que o Instituto Renault fará no Maio Amarelo, visando sempre um trânsito com mais respeito e responsabilidade e incentivando práticas educativas que promovam a prevenção de acidentes”, explica Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da Renault do Brasil.
A minicidade é hoje administrada pela Ecosul, concessionária responsável pelo polo rodoviário de Pelotas, e possui parceria com a Secretaria de Educação de Pelotas. O projeto atende escolas da rede municipal de ensino, permitindo que seus alunos participem das atividades educacionais. Na retomada das atividades, que já acontecem a partir da primeira semana de junho, cerca de 40 crianças frequentarão a minipista por semana. Desde 2015, mais de nove mil crianças já passaram pelas atividades da minicidade, de cerca de 110 escolas.
“Sabemos que o melhor momento para semear escolhas é durante a infância e através das orientações da família e da escola, estão as bases formadoras de futuros motoristas, pedestres e motociclistas”, explica o diretor superintendente da Ecosul, Fabiano Medeiros.
A cerimônia de inauguração teve a presença da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, do diretor superintendente da Ecosul Fabiano Medeiros, do coordenador de Comunicação Institucional da Ecosul, Johny Luis Calegaro, e do diretor da concessionária Nissul, Marcelo Puyo.
“Essa iniciativa une as duas coisas: segurança no trânsito e segurança pública. Parcerias como esta contribuem com a educação das gerações futuras. Educar para o trânsito é educar para a vida”, explica Paula Mascarenhas prefeita de Pelotas.
‘O Trânsito e Eu’ educando as crianças
Criado em 2012 o programa ‘O Trânsito e Eu’ já educou mais de 260 mil alunos em oito municípios brasileiros e nas ações itinerantes promovidas em shoppings, parques e eventos. Atualmente, o programa está presente de forma fixa em seis cidades do país. O projeto tem o reconhecimento da Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN, e é voltado a crianças de 7 a 11 anos do ensino fundamental.
‘O Trânsito e Eu’ começa dentro das salas de aula, com materiais abordados por educadores de forma lúdica e divertida, apresentando noções básicas de segurança e convivência no trânsito. Com a lição dada na escola, as crianças vão às minicidades para praticar o que aprenderam, participando como passageiros, pedestres ou ciclistas.
O programa também adota novas tecnologias, como realidade virtual e óculos 3D em cartilhas, além jogos e aplicativos desenvolvidos de acordo com o conteúdo educacional do projeto.
Foto: Divulgação Renault